Programa Mais Energia da Cemig entrega nova subestação para reforço do sistema elétrico de Minas Gerais

Também está sendo entregue uma nova Linha de Distribuição para garantir melhor qualidade e continuidade no fornecimento de energia

Cemig / Divulgação

A Cemig colocou em operação a nova subestação (SE) Carmo do Rio Claro 2, bem como a Linha de Distribuição (LD) que liga a instalação ao sistema elétrico regional. O empreendimento recebeu um investimento de R$ 53 milhões e já proporciona, desde o fim do mês passado, uma maior disponibilidade e qualidade de energia para 61 mil pessoas que vivem nas cidades de Carmo do Rio Claro, Alpinópolis e Conceição da Aparecida, na região Sudoeste de Minas.

Os investimentos promovem grande melhoria na infraestrutura energética da região. Inicialmente, serão acrescidos 15 MVA (mega-volt-amperes) de potência ao sistema elétrico regional. “É mais energia disponível para contribuir com o desenvolvimento da região, incrementar a economia local e melhorar a vida das pessoas por meio da geração de emprego e renda”, destaca o engenheiro Vinícius Santos, da Cemig.

A nova subestação traz outros benefícios, como melhoria nas condições operativas do sistema elétrico, com alívio de carga dos circuitos e eliminação de sobrecargas. “Todas as operações da nova subestação serão realizadas remotamente via Centro de Operação da Distribuição. Essa inovação tecnológica reduz o tempo de restabelecimento da energia em caso de interrupção, otimiza o processo de transmissão e a qualidade de energia entregue aos nossos clientes”, ressalta Vinícius Santos.

O empreendimento faz parte de um extenso plano de obras, que contou ainda com a construção de uma nova linha de distribuição em 138 kV, com extensão de 44 quilômetros, possibilitando expansões futuras, caso necessário.

Programa Mais Energia

A SE Carmo do Rio Claro 2 faz parte do programa Mais Energia da Cemig e do Governo de Minas Gerais. O programa aumentará consideravelmente o número dessas instalações no Estado, passando das atuais 415 para 615 subestações. Com as novas subestações, haverá a injeção de aproximadamente 5 mil MVA (mega-volt-amperes) de potência no sistema elétrico, mais de 50% da atual capacidade instalada.

Essa ação integra o maior plano de investimentos da história da companhia. Além de investir na distribuição, a Cemig está aplicando recursos de R$ 42,2 bilhões na ampliação das áreas de geração, transmissão, geração distribuída e comercialização de gás em todo o estado até 2027.