Programação diversificada marca primeira edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas

Iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo vai contar com mais de 60 atividades em 41 municípios

Lúcia Sebe

Uma programação variada vai propor experiências ampliadas nas bibliotecas públicas e comunitárias e museus públicos e privados do estado. Trata-se da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, evento inédito da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais (SBMAE), e que vai reunir, na quinta-feira (9/6), mais de 64 eventos de 57 instituições, entre museus e bibliotecas, organizados por 41 municípios de todo o estado.

Por meio dessa iniciativa, a Secult propõe aos equipamentos culturais, públicos e privados, ampliarem o funcionamento no horário noturno, uma vez ao mês, oferecendo ao público a oportunidade de participar de exposições, saraus literários, clubes de leitura, encontros com escritores/as, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais e realização de empréstimo de livros, entre outras atrações.

Em Belo Horizonte, por exemplo, um dos destaques da programação da primeira Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é a diversidade de atrações no Circuito Liberdade. O Museu Mineiro oferece uma visita guiada temática a respeito dos 40 anos do espaço, evidenciando a beleza arquitetônica e o vasto acervo da instituição. A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais promove lançamento de livro, oficina de escrita criativa e performance artística.

No interior do estado, diversos museus estão programando diferentes atrações para o público. Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, o Museu Ferroviário convida o público a conhecer outras linguagens artísticas por meio de um aulão aberto de dança. Os professores do projeto D’Amor (Departamento de Ambiência Organizacional) vão conduzir participantes em uma oficina de forró, em celebração ao mês das festas juninas. O espaço também vai promover visita guiada e seresta para o público. No Museu Mariano Procópio, também no município, o público vai poder conhecer mais sobre a história da personalidade que dá nome ao local.

Em Morada Nova de Minas, região Central do estado, o público pode participar da Visitação Museu ao Luar, uma exposição em homenagem a moradores marcantes da comunidade tendo suas imagens e biografias apresentadas.

Acervo Secult

No município de Três Marias, o destaque é a visita narrada ao Museu Manuelzação, cujo objetivo é mostrar aos participantes a nova expografia das Unidades que integram o Museu. E o Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo, promove a palestra “Conhecendo o Livro Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa”. Uma visita mediada integra a programação do espaço.

Já as bibliotecas que integram a programação da Noite Mineira propõem reflexões a respeito do universo da Literatura com diferentes ações. Em Nova Serrana, na Biblioteca Pública Municipal Aurélio Camilo haverá o “Sarau Romântico: Literatura, Amor e Poesia”, um encontro com música, leitura de poemas, textos e falas espontâneas sobre o amor. Em São José do Alegre, a Biblioteca Pública Municipal Maurício Lacerda de Carvalho vai levar os alunos do período noturno da Escola Estadual Maria Lima de Jesus para uma visita à Casa da Cultura, que abriga, além da Biblioteca, o Museu Municipal Histórico Cultural.

A Biblioteca Pública Municipal Geraldo Alves de Oliveira, de Mateus Leme vai promover uma visita guiada à exposição literária itinerante “Bartolomeu, uma inquietude encantadora”, além de oficina de correspondência e hora do conto. E a Biblioteca Pública Municipal Professor Maurício Marcondes Coelho, de Águas Formosas, vai realizar duas atividades com jogos: oficina de xadrez, ministrada pelos alunos da Escola Estadual José Quaresma da Costa que competiram na edição 2022 dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), e um torneio de adedanha, com premiação para os três primeiros colocados.

As demais edições serão sempre na segunda quinta-feira de cada mês e reunirão uma série de atrações culturais diversificadas para bibliotecas públicas e comunitárias, bem como para museus públicos e privados de todo o estado.

A programação completa da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas pode ser acessada neste link.