Programas de retomada do turismo e municipalização da cultura são apresentados no Norte de Minas

Equipe da Secult detalhou aspectos do Reviva Turismo, do Descentra Cultura e do Gerais+Minas cidades de Januária, Montes Claros e Grão Mogol

Nesta semana, a equipe da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) está apresentando iniciativas de retomada do turismo e de municipalização da cultura no Norte de Minas. Nesta quinta-feira (30/9), os representantes da pasta se reúnem com o Sebrae e com expoentes culturais da região de Montes Claros, além de gestores municipais, secretários e integrantes do trade turístico da Instância de Governança Regional (IGR) Sertão das Gerais.

Na sexta-feira (1/10), o destino é Grão Mogol, com encontros para tratar dos destinos do Circuito Turístico Lago de Irapé.

A primeira atividade da Secult na região foi em Januária, na quarta-feira (29/9). A equipe se reuniu com prefeitos e secretários de Cultura e Turismo de 14 municípios que integram a IGR Circuito Turístico Velho Chico. O evento foi no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, que fica no território dos municípios de São João das Missões, Itacarambi e Januária, e é gerenciado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Divulgação / Secult

O presidente da IGR Circuito Turístico Velho Chico e coordenador do Departamento de Turismo da Prefeitura de Mirabela, Adalto Aquino, reforça que a iniciativa é importante para o fortalecimento de laços e para a discussão de estratégias para o desenvolvimento dos produtos turísticos da região.

"Essa reunião é espaço para construção de soluções. Há alguns anos tentamos consolidar o Parque do Peruaçu no turismo nacional e estruturar o processo para o pleito, junto à Unesco, a Património da Humanidade. Precisamos de pessoas e ações que transformem nossas potencialidades em produtos para o desenvolvimento sustentável do turismo local e para a geração de renda e emprego”, destacou.

Reviva Turismo

A equipe da secretaria apresentou, no encontro, os programas estruturantes da Secult voltados à retomada e ao crescimento do turismo. As principais diretrizes e estratégias do edital Reviva Turismo, que vai investir R$ 10 milhões em 60 projetos para promover o destino Minas Gerais, são biossegurança, estruturação, capacitação e marketing.

“Turismo é fator de desenvolvimento econômico, cultural e social. Atuamos dentro das principais tendências do setor no momento atual, que são o ecoturismo, o turismo de natureza, rural, de experiência, além do nosso principal ativo, que é a mineiridade. Temos que celebrar e aproveitar essa mineiridade para alavancar o setor, que é uma indústria limpa, criativa e tem enorme potencial”, destacou a subsecretária de Turismo da Secult, Milena Pedrosa.

Descentra Cultura

Já o Plano Descentra Cultura Minas Gerais, cujo objetivo é democratizar o acesso aos bens e serviços da cadeia produtiva da cultura, com 30 projetos para todo o estado, foi apresentado pelo subsecretário de Estado de Cultura, Maurício Canguçu. “Nosso objetivo é ampliar a distribuição de recursos para o interior. Propomos também que a cultura popular seja beneficiada de forma especial, com a própria ação recebendo recursos, a partir de um amplo credenciamento de iniciativas populares, porque, muitas vezes, as comunidades não têm condições ideais para participar de editais e apresentar projetos”, disse.

Gerais+Minas

O presidente da EMC, Sérgio Rodrigo Reis, detalhou as estratégias de interiorização da grade de programação da Rede Minas e da Rádio Inconfidência, que compõem a empresa. “Minas tem 853 municípios e cada um deles tem uma peculiaridade. Pelo Gerais+Minas, transferimos nossa capacidade de produção para o interior. Teremos novos programas que serão produzidos nos destinos por meio das IGRs. Nossa proposta era chegar a 40 cidades, mas a adesão foi tão grande que já temos demanda de 300”, apontou.