Projeto quer construir mil bacias de captação de água da chuva em Rio Piracicaba

Proposta é preparar melhor o município para as mudanças climáticas; município foi um dos mais atingidos pelas chuvas e, agora, sofre com a estiagem

Emater-MG / Divulgação

A cidade de Rio Piracicaba, na região Central de Minas, foi um dos municípios mineiros mais prejudicados com as chuvas intensas no início do ano. Agora, no entanto, com a época de estiagem, muitos cursos d’água secam e o desafio se inverte.

Visando preparar melhor o município para as mudanças climáticas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) firmou parceria com a prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, para lançar o programa Semear Águas. A iniciativa consiste na construção de várias de bacias de captação e infiltração de água da chuva, as chamadas barraginhas, no município.

A prefeitura vai disponibilizar gratuitamente para os produtores o maquinário para a construção das barraginhas. Já a Emater-MG, vai oferecer assistência técnica aos agricultores na elaboração do projeto.

“A meta é construir mil barraginhas. Nós vamos orientar os trabalhos, definindo os locais mais aptos da propriedade para a construção, vendo o tamanho da precipitação e demais aspectos técnicos”, explica o engenheiro agrônomo da Emater-MG Gustavo Barbosa.

A ideia é que o projeto, segundo representantes da prefeitura, melhore a capacidade hídrica do município. Como o processo ajuda no abastecimento do lençol freático, é possível reduzir os efeitos dos períodos de seca, o que traz benefícios para os produtores e o meio ambiente.  As barraginhas, no caso, ajudam a evitar processos erosivos comuns em regiões de pastagens, principalmente as degradadas.

Revitalização de lagoa

As obras já começaram na microbacia do Córrego do Carvalho. “Nós iniciamos por essa região por uma questão estratégica. Ela faz limite com a localidade do Fidalgo, onde existe uma lagoa, que antigamente tinha uma extensa lâmina d´água e hoje está bastante assoreada. Acreditamos que, com o passar dos anos, o volume de água tenderá a aumentar e a lagoa poderá ser revitalizada”, explica João Victor.

Os produtores interessados em aderir ao projeto de bacias de captação em Rio Piracicaba devem se inscrever na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. “O interesse dos produtores está sendo bem grande. No dia de campo, realizado no dia 22 de março, tivemos a participação de 25 pessoas, inclusive autoridades de municípios vizinhos. Atualmente já temos cerca de 50 produtores inscritos, então temos programados para fazer esse ano no município cerca de 300 a 400 barraginhas”, conta o extensionista da Emater-MG.