Protagonismo de Minas Gerais na transição energética é destaque em evento que discutiu os caminhos da infraestrutura no Brasil

Vice-governador apresentou a política energética realizada no estado e que coloca Minas como líder em matriz limpa e renovável no país

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Filipe Natanael / Digital MG (mais fotos: clique aqui)

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, participou nesta segunda-feira (11/3), em São Paulo, do painel de Transição Energética no evento CNN Talks, promovido pela rede de comunicação CNN Brasil. 

Durante o debate, que reuniu autoridades brasileiras para discutir os caminhos para a infraestrutura do Brasil, o vice-governador destacou o protagonismo de Minas Gerais na geração de energia solar. 

"Em Minas, hoje temos quase 25% da energia solar instalada no Brasil, e isso, combinado com uma matriz que está se diversificando, coloca o estado em posição de destaque no país", disse.

Neste mês de março, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),  Minas atingiu a marca de 4,07 GW de energia solar em operação na geração centralizada, se tornando o primeiro estado do Brasil a superar 4 GW de geração centralizada. 

Ainda em relação à produção de energia renovável, o estado já tinha alcançado o marco histórico de 7 GW de geração solar em operação.

Energia Limpa

O vice-governador ainda enalteceu a posição de destaque nacional em relação à produção de energia limpa.

"Falar em transição energética não é só falar da rede e distribuição de energia na casa das pessoas. É falar da diversificação das nossas matrizes para que tenhamos: consumo de biomassa na própria indústria que gera biomassa, substituindo a necessidade de tirar da rede de energia; a diversificação da base na nossa geração elétrica para além da hidroelétrica, tendo a fotovoltáica e a eólica como opções; e que tenhamos a a possibilidade de aumentar nos veículos a utilização do etanol - e Minas hoje é o segundo maior produtor do Brasil", destacou.

O estado possui uma matriz energética e elétrica majoritariamente limpa e renovável, contando com ações importantes para a descarbonização, o que tem contribuído para que Minas cumpra as metas estipuladas no “Race to Zero” e no Plano Estadual de Mudanças Climáticas. Atualmente, Minas lidera o ranking de produção de matriz limpa no Brasil, com destaque para o etanol.

CNN Talks

O evento promovido pela empresa de comunicação CNN Brasil também discutiu temas como transporte, logística, saneamento e construção.



Últimas