Protagonismo e inspiração no universo feminino nas atividades culturais em Minas 

Equipamentos culturais do estado oferecem várias ações, como exposições, mostras de filmes e programas de TV e rádio

  • ícone de compartilhamento

O Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8/3, foi a grande inspiração para a criação de uma programação diversa pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. Os equipamentos culturais e de turismo do estado oferecem neste mês ações como  exposições, mostras de filmes e programas de TV e rádio, além da estreia tão esperada da primeira maestrina da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Ligia Amadio.

Isabela Senatore / Divulgação

O público pode conferir a programação especial com temas envolvendo o universo feminino nas atividades da Fundação Clóvis Salgado, da Empresas Mineira de Comunicação, da Biblioteca Pública Estadual, além de outros equipamentos.

“Reconhecer as conquistas históricas das mulheres e a importância das contribuições de cada uma delas é um passo necessário na construção de uma sociedade mais democrática, que respeita todas as pessoas e garante que cada uma delas possa se desenvolver e viver de acordo com sua própria verdade. Celebrar o Dia Internacional da Mulher é também um convite à reflexão sobre como podemos aprender com as mulheres, ouvi-las e a partir disso repensarmos o modo como coletivamente podemos construir um mundo melhor”, comenta o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

Um dos momentos mais aguardados é o concerto que marca o início da trajetória de Ligia Amadio à frente da OSMG.  A apresentação de gala será nesta quarta-feira (8/3), às 20h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Além desta data, o público poderá conhecer a maestrina na série Concertos da Liberdade – Sinfônica ao Meio-dia e Sinfônica em Concerto, que terá um programa dedicado às obras de grandes compositoras pioneiras na história da música, como Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935), Dinorá de Carvalho (1895 – 1980) e Amy Beach (1867 – 1944), além de solo de piano realizado pela convidada Linda Bustani, que interpretará Sergei Rachmaninoff (1873 – 1943).

Neste dia 8/3, haverá outro momento especial. A Rádio Inconfidência transmitirá ao vivo, da Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, o programa “Almanaque”, que completa 18 anos em 2023 e será dedicado às mulheres com entrevistas e apresentações musicais.  

Dentre as exposições, alguns destaques são: “Avesso Diverso - Acervo FCS”, que será inaugurada no dia 13/3, na PQNA Galeria, no Palácio das Artes; “Mulheres: Múltiplas Histórias”, montada na Biblioteca Pública Estadual e em cartaz até o dia 31/3; e “Rainhas Negras”, em exibição na midiateca do Memorial Minas Gerais Vale até 2/4.

As mostras “Mulheres em Ação”, disponível na plataforma de streaming pública e gratuita EMCplay até o dia 31/3, e a “Mostra Clássicas”, que começará nesta quarta (8/3), no Cine Humberto Mauro, reúnem filmes e produções audiovisuais protagonizados por mulheres. A primeira reúne mais de 15 trabalhos que abordam o universo feminino, suas questões e dilemas. Já a  segunda traz uma seleção abrangente de filmes dirigidos por mulheres em vários gêneros: ação, terror e comédia romântica.

 



Últimas