Publicada relação de projetos aprovados na Chamada Universal 2023

Seleção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais prevê liberação de recursos para pesquisas científicas e tecnológicas

  • ícone de compartilhamento

Já é possível conhecer os primeiros projetos recomendados para contratação na chamada 01/2023 – Demanda Universal, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O resultado, disponível aqui, diz respeito às propostas submetidas no âmbito das câmaras de avaliação de Ciências Biológicas e Biotecnologias (CBB), Ciências Exatas e dos Materiais (CEX), Medicina Veterinária e Zootecnia (CVZ), e Arquitetura e Engenharias (TEC).  

Conforme previsto na chamada, a Fapemig tem opção de divulgar o resultado parcial do julgamento, com a expectativa de acelerar os processos de contratação e liberação de recursos. 

Essa primeira relação traz total de 56 projetos aprovados, selecionados entre 234 propostas submetidas às câmaras CBB, CEX, CVZ e TEC nas faixas B e C.  

No mesmo documento, é apresentada relação das propostas não aprovadas para contratação, com as respectivas justificativas. O prazo para interposição de recursos relacionado a esse resultado é de dez dias corridos, a contar da data de publicação no Diário Oficial do Estado.

A chamada Demanda Universal objetiva estimular a pluralidade da pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento. 

"Todos os tipos de propostas podem ser submetidas e, com isso, a chamada permite captar os melhores projetos, independentemente da área do conhecimento", explica Marcelo Speziali, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig. 

Prevê-se, ao todo, investimento de R$39 milhões nas propostas aprovadas, que serão executados em 36 meses.

A análise das demais propostas submetidas encontra-se em andamento e os resultados serão divulgados em breve, no site da Fapemig



Últimas