Queijo Canastra no cinema em Paris: Embratur apresentará documentário no Festival de Cinema Brasileiro

Promoção reforça a candidatura da iguaria à patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco e joga os holofotes sobre a cozinha mineira

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O queijo canastra será promovido na 26ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, que acontece de 26/3 a 2/4 no tradicional cinema de rua L’Arlequin, no bairro de Saint-Germain-des-Près.

A informação é do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, em entrevista no estande de Minas na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). O documentário produzido pela Embratur é o terceiro episódio da série “Turismo Transforma”.

“A parceria com Embratur é importante para Minas Gerais e, ao promover nosso queijo, primeiro patrimônio da cultura alimentar protegido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional), significa um reforço para nossa candidatura a patrimônio do mundo pela Unesco. Minas é cultura. Um olhar amplo para além de sol e praia é colocar os pés na experiência que o viajante contemporâneo exige”, enfatiza o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

De acordo com a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jaques, o modo artesanal de fazer o queijo Canastra torna o sabor original e fez a iguaria conquistar premiações internacionais, principalmente em festivais da França, a terra do queijo.

Hoje, o queijo Canastra é o primeiro bem agroalimentar candidato ao título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

“É raro ter um bem alimentar patrimônio imaterial. Eu defendo a candidatura e estou em campanha na Unesco. Minas Gerais tem cidades como Belo Horizonte, Cidade Criativa da Gastronomia, onde a cultura do botequim é muito forte. O estande de Minas está ao lado do da Embratur, e trabalha gastronomia o tempo inteiro. As pessoas passam lá para comer broa, frango com quiabo, tomar um café coado, isso em uma feira internacional”, ressalta Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Para o presidente da Embratur, a cozinha mineira é espetacular, uma das maiores gastronomias que o Brasil tem.

“O mercado europeu sempre comprou o Brasil como sol e praia, mas nós temos cultura, natureza, gastronomia. Temos que divulgar na feira esse Brasil com S, seus sabores e saberes. Nosso país tem que ser conhecido pela gastronomia também, e Minas Gerais é a porta de entrada”, destaca.

A BTL acontece até 3/3 se destaca por promover destinos nacionais e internacionais, além de ser um ponto de encontro de profissionais do setor do mundo todo para desenvolvimento de negócios e promoção de networking.

A participação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) faz parte das ações do programa “Minas para o Mundo: Mundo para Minas”, que já vem trazendo resultados sólidos, tanto que o estado está entre os três destinos que mais receberam turistas estrangeiros no Carnaval 2024, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo.



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