Rádio Inconfidência estreia nova programação no mês da música

Novidades na grade da emissora pública chegam com parcerias e convidados a partir de 1/10

A Rádio Inconfidência FM estreia, nesta sexta-feira (1/10), Dia Internacional da Música, sua nova grade de programação, com dez atrações. A música nacional é protagonista do repertório da Brasileiríssima, que chega em diferentes recortes para os ouvintes. Convidados e parcerias garantem um conteúdo exclusivo e diversificado para atender a todos os gostos na programação, que ainda dá voz a um dos maiores complexos culturais e turísticos do Brasil. Outro destaque é a abertura de espaço para a música que nasce no estado.

“Os novos projetos estão em sintonia com os municípios de Minas buscando revelar os talentos e a cultura local”, destaca o presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Sérgio Rodrigo Reis. “Temos grandes artistas no interior que não têm acesso aos meios de comunicação de massa e a Rádio Inconfidência cumpre esse papel, levando a produção musical de Minas, reconhecida internacionalmente, agora para todos os seus ouvintes”, completa.

Atrações

Entre as novidades está o “Clube do Jazz”. A Rádio Inconfidência fechou parceria com o Savassi Festival, um dos principais eventos de jazz e música instrumental, e garante espaço para o estilo. Criado em 2003, o evento já entrou no calendário cultural de Belo Horizonte. Sob o comando de um dos curadores, Ivan Monteiro, a atração promete um repertório instrumental e de músicas brasileiras interpretadas por vozes do país e do mundo às terças-feiras e domingos, das 22h às 23h.

Divulgação / EMC

Outra atração é a mudança de endereço das cabines dos DJs no “Sincronicidade”. Direto da rádio, são eles que garantem a festa nas noites de sábado, das 22h à meia-noite. Em cada atração, um disc jockey convidado comanda o programa e apresenta uma seleção de músicas nacionais que promete muita animação. O “Sincronicidade” estreia no dia 2/10 com Carla Elektra, que já rodou pelas pistas do Brasil e da Europa e desembarca na Inconfidência FM.

Entusiasmo para começar o dia e relaxamento para encerrar a jornada é a proposta de Emerson Rodrigues, à frente de duas das novas atrações. O despertador apita com “Acorde”, que traz harmonia musical e alegria diariamente, das 5h às 7h. A atração vai embalar as manhãs com ritmos variados que prometem carregar as energias para começar o dia. A trilha sonora também está garantida para quem retorna para casa e quer relaxar ou receber os amigos para um bom bate-papo. Esse é o “Zona de Conforto”, que estreia com bossa, jazz, lounge e outros estilos e é transmitido, de segunda a sexta, das 20h às 22h.

Para encerrar a noite em grande estilo, Márcio Ronei apresenta “Lado B”. O programa abre a arca do tesouro e revela músicas desconhecidas por muitos, mas de artistas de sucesso da Música Popular Brasileira. A atração vai ao ar de segunda a sexta, das 23h à meia-noite.

Circuito

O Circuito Liberdade ganha destaque com a estreia do “Viva Liberdade”. O complexo, que abriga diversos espaços culturais e artísticos, é considerado um dos principais roteiros turísticos de Minas Gerais e do país. Quem traz dicas, curiosidades, informações históricas e a agenda cultural do Circuito é a jornalista Flávia Monteiro. Todas as terças, quintas, sábados e domingos, às 13h30 e às 20h30, o “Viva Liberdade” chega às ondas do rádio na Brasileiríssima e, em breve, também vai ser exibido, na TV aberta, pela Rede Minas.

Caetano Veloso já disse que o samba é pai do prazer. O gênero brasileiro conquistou gerações e ganhou novas vertentes. E são essas que ditam a seleção de músicas do “Balanço Tropical” que promete muita diversão nas sextas-feiras, das 22h às 23h. Com apresentação de Paulo Cesar Toledo, o novo programa traz samba-rock, sambalanço e soul. A festa continua no fim de semana. O “Polifonia”, com Waleska Falci, estreia com música contemporânea de vários lugares do país e lançamentos da semana. A atração vai ao ar aos sábados, das 16h às 18h, e aos domingos, nesse mesmo horário.

As noites de sábado também vão ser embaladas pelos ritmos nordestinos com Flávio Henrique Silveira no “Forróbodó”, das 21h às 22h. A atração apresenta obras com muito forró, xote e baião e revela histórias e curiosidades de canções e artistas. Para fechar a semana em grande estilo, estreia o “Coletânea”. O programa mostra que por trás de uma boa música tem sempre uma boa história. Quem traz o repertório e conta as curiosidades dos protagonistas das melodias é Guga Barros todos os domingos, das 7h às 9h.

Emissora

A Rádio Inconfidência FM - Brasileiríssima é sintonizada na frequência 100,9. O público também pode acompanhar a programação pelo site inconfidencia.com.br. A emissora pública faz parte da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), que também responde pela Rede Minas.