Rede Mineira de Integridade é lançada em seminário sobre o tema

Ação pioneira reforça fomento da cultura de integridade no Estado

  • ícone de compartilhamento

Minas Gerais vai contar com mais uma importante ferramenta de fomento à cultura de integridade. Nessa segunda-feira (28/9), na abertura do 1º Seminário Mineiro de Integridade, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do estado assinaram um protocolo de intenções para a instituir a Rede Mineira de Integridade. O objetivo é envolver entidades dos setores público e privado, incluindo universidades e organizações civis, para a construção de uma sociedade mais íntegra, justa e sustentável. 

A estrutura será formada, inicialmente, pelo Governo de Minas, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), pela Assembleia Legislativa (ALMG), pelo Tribunal de Justiça (TJMG), pelo Ministério Público (MPMG), pela Defensoria Pública (DPMG, e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). 

Primeiro dia

O Seminário Mineiro de Integridade estreia no calendário do Estado com a atribuição de incrementar o trabalho colaborativo e a ação coletiva para difundir a cultura íntegra e ética, tanto na administração pública, quanto nas relações entre o setor público e toda a sociedade. No primeiro dia de evento, o diretor executivo da Transparência Internacional, Bruno Andrade Brandão, falou sobre o Índice de Percepção da Corrupção. 

O diretor da Transparência Internacional reconheceu boas práticas de órgãos e entidades mineiras para o fortalecimento da integridade pública e privada, como o Plano Mineiro de Promoção da Integridade, da CGE-MG. Ele destacou, ainda, que é preciso incluir a sociedade mineira no processo de enfrentamento à corrupção. “É por meio do exercício cotidiano da cidadania que podemos dar um salto transformador na luta contra a corrupção”, disse.

Para conferir a palestra de abertura do Seminário Mineiro de Integridade, clique aqui.

Confira a programação desta terça-feira (29/9) e inscreva-se neste link:

Saiba mais sobre as sessões clicando aqui.



Últimas