Representando o Governo de Minas, secretário de Fazenda participa de reunião sobre reforma tributária, em Brasília

Encontro teve como objetivo buscar um consenso sobre as divergências em relação à proposta

Governadores, vice-governadores e secretários de Fazenda participaram, na manhã desta quinta-feira (22/6), de uma reunião com o presidente da Câmara do Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O encontro aconteceu na residência oficial de Lira, em Brasília, com a presença do secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Gustavo Barbosa, e teve como objetivo buscar consenso sobre as divergências em relação à proposta de reforma tributária.

José Cruz / Agência Brasil

O formato e o valor do Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR), a ser criado para compensar os estados pela perda de arrecadação durante a transição das novas regras, foram debatidos pelos políticos e técnicos presentes no encontro, que contou ainda com as presenças do secretário extraordinário do Ministério da Fazenda, Bernard Appy; do secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas; e do relator da proposta da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Representando o governador Romeu Zema, o secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Gustavo Barbosa, ressaltou que o valor do FDR ainda não foi estabelecido.

“Os estados reivindicam um repasse total de R$ 75 bilhões até 2029, mas, no entendimento da União, esse valor deve ser menor. Estamos em busca de uma definição que seja bom para todos”, concluiu Barbosa.

Após a reunião, Arthur Lira afirmou que a apresentação do texto da reforma tributária seria feita ainda nesta quinta-feira. “O texto que será disponibilizado não necessariamente será aquele a ser votado”, explicou Lira, que pretende colocar a proposta em votação até o próximo dia 7/7.