Governo do Estado anuncia repasse para a construção de hospital em Unaí

Investimento de R$ 40 milhões na unidade hospitalar vai beneficiar diversos municípios da região Noroeste

Governador também visitou escola beneficiada pelo projeto Mãos à Obra

O governador Romeu Zema anunciou, nesta sexta-feira (17/9), em Unaí, no Noroeste de Minas, o repasse de recursos para a construção do Hospital de Unaí, que também irá atender diversos municípios da região. Serão investidos, ao todo, R$ 40 milhões nas obras de construção da unidade hospitalar.

Zema assinou convênio com a prefeitura para a transferência, por parte do Governo de Minas, de R$ 1,5 milhão para a execução do projeto executivo da obra. Os R$ 40 milhões que serão aplicados para as obras do hospital são fruto do Termo de Medidas de Reparação com a empresa Vale, pelo rompimento da barragem em Brumadinho, em janeiro de 2019.

“Vamos ter um avanço expressivo no serviço de saúde que hoje deixa muito a desejar, envolvendo viagens da população da região para cidades muito distantes. Isso faz com que a pessoa no momento em que está mais debilitada tenha que enfrentar viagens exaustivas. O que queremos é trazer um serviço melhor, e isso está acontecendo em todo o estado. Estamos sanando as contas para que esse atendimento de saúde venha a melhorar ao longo do tempo. Queremos dar mais dignidade ao povo mineiro e estamos dando mais um passo aqui em Unaí”, afirmou o governador.

O prefeito de Unaí, José Gomes Branquinho, afirmou que a construção do novo hospital é uma antiga demanda da população do município e de toda a região.

“Temos esta alegria de ver que estamos consolidando que o hospital será feito na nossa cidade de Unaí, que está centralizada na região Noroeste, e vai poder atender à população melhor do que fazemos hoje. Com o hospital do porte que vamos construir, o atendimento será mais humanizado. É uma notícia muito boa, é o começo de uma longa jornada que temos pela frente”, comemorou o prefeito Branquinho.

Também participaram da cerimônia de anúncio dos investimentos os deputados federais Zé Silva e Greyce Elias, os deputados estaduais João Vitor Xavier e Inácio Franco, a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, prefeitos e vereadores da região e demais autoridades civis e militares.

Antes do anúncio, Zema se reuniu com prefeitos da região para ouvir as demandas locais, debater projetos e apresentar as ações desenvolvidas pelo seu governo.

Valora Minas

Com o objetivo de ampliar e melhorar a assistência à saúde no município e região, Zema também anunciou o aumento do valor dos repasses do Governo de Minas para o Hospital Municipal Dr. Joaquim Brochado. A unidade de saúde passará a receber mais de R$ 3 milhões por ano para custeio do hospital. O valor representa um incremento de 200% no valor recebido atualmente pela instituição, que atende 27 municípios da região.

Zema ressaltou a importância deste empenho de seu governo para conseguir garantir a melhor aplicação dos recursos para a saúde. “Enquanto este hospital não for concluído, o Estado irá repassar ao Hospital Municipal de Unaí um recurso adicional, para que o prefeito tenha condições de operá-lo com menos ônus para os cofres municipais”, finalizou o governador.

O Valora Minas é a nova política de atenção hospitalar de Minas Gerais, desenvolvida para abarcar as especificidades dos territórios e complexo hospitalar, com os objetivos de qualificar a assistência e ampliar o acesso aos serviços, a partir da otimização da alocação de recursos e da vinculação dos repasses a resultados assistenciais e valor entregue à população.

Educação

Durante a viagem à Unaí, Romeu Zema visitou a Escola Estadual Juvêncio Martins Ferreira, conhecida como Escola Agrícola, que foi beneficiada com cerca de R$ 1 milhão no projeto Mãos à Obra. Estão sendo construídos banheiros, um pátio coberto, obras de adequação da cozinha, além da substituição de pisos, forros e revisão da rede elétrica. A unidade escolar atende a cerca de 350 alunos no ensino médio regular e na educação profissional, com cursos técnicos em agropecuária e agronegócio.

O diretor da escola, Samuel Oscar Keske, falou sobre a importância da unidade para a formação de profissionais na região e sobre as intervenções, que vão melhorar a prestação de serviço aos alunos.

“A nossa escola tem como papel colocar no mercado agropecuário profissionais qualificados. Nossos alunos, hoje, terminam os cursos técnicos com uma base bem concreta voltada para este mercado. Ela é uma vitrine para a região, que é uma das maiores produtoras agrícolas do país. A reforma vem suprir as nossas necessidades, sendo a primeira reforma nos seus 27 anos de existência. Estávamos com uma escola precária e hoje estamos em um processo de reforma e ampliação para poder oferecer um ensino de qualidade em um ambiente agradável”, afirmou o diretor.

Em todo o estado de Minas Gerais, o programa Mãos à Obra tem 2.162 obras previstas em 1.338 escolas, somando um investimento total de cerca de R$ 360,27 milhões em cinco etapas do programa. Em Unaí, são sete escolas beneficiadas, com investimento de cerca de R$ 1,6 milhão.

O Termo de Reparação visa reparar integralmente os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que vitimou fatalmente 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.