Romeu Zema apresenta Portfólio de Projetos 2021 ao líder da bancada mineira na Câmara

Consideradas estratégicas para o Estado, as 249 propostas somam investimentos da ordem de R$ 2 bilhões

Romeu Zema afirmou que a atual gestão continuará priorizando a transparência na execução dos convênios

O governador Romeu Zema apresentou nesta segunda-feira (19/10), na Cidade Administrativa, ao líder da bancada mineira na Câmara Federal, deputado Diego Andrade, o Portfólio de Projetos 2021. O documento reúne 249 projetos prioritários que têm a finalidade de atrair recursos de emendas parlamentares federais para execução de políticas públicas.

Os projetos somam quase R$ 2 bilhões, distribuídos por todas as regiões e áreas do Estado, como Infraestrutura, Segurança, Educação, Saúde e Agronegócio. Para 2021, o Estado de Minas Gerais irá oferecer até 20% de contrapartida para projetos ligados à Saúde e Educação e 2% para projetos das demais áreas temáticas.

Transparência

Para aumentar a transparência, agilidade no acesso e conhecimento dos projetos pelos parlamentares, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) desenvolveu um aplicativo para facilitar a consulta ao portfólio, seja por área, região do estado e até mesmo o valor financeiro do projeto.

Por videoconferência, Romeu Zema afirmou ao líder da bancada na Câmara, deputado Diego Andrade, que a atual gestão continuará priorizando a transparência na execução dos convênios. “Ao alocar os recursos, o parlamentar terá a segurança de que a verba será empregada corretamente”, disse.

Zema ressaltou que outra estratégia será o monitoramento da execução das emendas, trimestralmente, bem como apoio e coordenação de todo o processo.

O deputado Diego Andrade afirmou que confia muito na atual gestão e na conduta do governador para fazer a articulação junto à bancada e aos senadores para aumentar o número de emendas nos projetos prioritários do Governo de Minas.

Necessidades

Também presente na videoconferência, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy, explicou que a construção do portfólio é resultado de um trabalho conjunto das secretarias para identificar as principais necessidades de Minas Gerais.

O secretário de Estado de Governo, Igor Eto, lembrou da grave dificuldade financeira que Minas enfrenta, mas ressaltou que a parceria harmoniosa e produtiva com os parlamentares, que conhecem de perto a realidade dos municípios, possibilitará que o Executivo mineiro garanta a execução de políticas públicas que irão beneficiar toda a população mineira.