Romeu Zema defende regulamentação mais justa do mercado de combustíveis

Governador participou de seminário para discutir mudanças no setor e destacou importância de se garantir concorrência leal no comércio dos produtos

imagem de destaque
O governador destacou a necessidade de reformas estruturais na legislação para que o Estado possa voltar a se desenvolver
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema defendeu, na tarde desta quarta-feira (19/2), em Belo Horizonte, uma regulamentação mais justa do mercado de combustíveis, combatendo a sonegação de impostos. Zema participou de um seminário para discutir as mudanças no comércio de combustíveis no país, organizado pelo sindicato dos postos de combustíveis em Minas Gerias (Minaspetro).

Romeu Zema destacou a necessidade de reformas estruturais na legislação para que o Estado possa voltar a se desenvolver. Segundo ele, se as leis não acompanharem o dinamismo do mundo, elas vão passar a servir como obstáculos. O governador também reforçou que é preciso “retirar as amarras do setor produtivo” e garantir uma concorrência mais leal.

“Sei dos problemas que o setor enfrenta, a questão da sonegação, da concorrência desleal. A Secretaria de Fazenda está à disposição para aprimorarmos estes pontos. Queremos que quem trabalhe corretamente seja protegido de quem trabalha desonestamente. Um mercado bem regulamentado, justo, é um mercado que faz com que quem é bom sobreviva e que quem é ruim seja eliminado. Infelizmente, no Brasil, o que se viu nos últimos anos foi o contrário, mas vejo que há boa vontade do governo federal e, do nosso Estado, vocês podem contar conosco. Para aquilo que for necessário - mexer com tributação, etc -, para aprimorar este sistema, nós estaremos à disposição”, afirmou o governador.

Entre os principais temas em debate no seminário estiveram a liberação da venda direta de etanol das usinas para os postos, a regulação do “delivery” de combustíveis via aplicativos e a permissão da verticalização no setor.

O presidente da Minaspetro, Carlos Guimarães Júnior, se disse preocupado com algumas das mudanças. “São coisas que podem transformar o nosso negócio. E, se for transformar para modernizar, nós somos a favor e vamos lutar por isso. Agora, se for transformar para trazer sonegação e mais irregularidades para o mercado, aí nós temos que combater. É uma oportunidade que a gente está tendo hoje de escutar essas lideranças, debater e contribuir para que tenhamos um mercado justo e competitivo e que possamos voltar a crescer neste ano”, afirmou Júnior.  

O evento contou também com a participação do deputado estadual Guilherme da Cunha, especialistas e lideranças do setor, além de empresários revendedores.



Últimas