Romeu Zema destaca esforço da gestão para enviar vacinas aos 853 municípios com a maior agilidade possível

Durante agendas na RMBH, governador ressaltou que o Estado possui o 6º maior índice de imunização proporcional à população no país

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema acompanhou, na manhã desta quinta-feira (20/5), em Vespasiano, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a imunização contra a covid-19 na Praça de Esportes Crispim Jacques Bias Fortes, na cidade, e destacou o empenho de seu governo para fazer os imunizantes chegarem a todos os municípios no menor tempo possível. O estado possui o 6º maior índice de imunização proporcional à sua população no país. Na parte da tarde, Zema visitou o município de Pedro Leopoldo, também na RMBH.

“Minas Gerais, pela sua particularidade, com seus 853 municípios, enfrenta um desafio logístico maior, mas desde que a primeira vacina chegou ao estado temos nos empenhado ao máximo, colocando inclusive as aeronaves à disposição para que estas vacinas cheguem a todas as 28 regionais de saúde com a maior celeridade possível, principalmente quando o estoque está baixo ou zerado, para que o processo de vacinação não seja prejudicado”, afirmou o governador durante coletiva de imprensa em Pedro Leopoldo.

Eficácia

Em Vespasiano, Zema ressaltou que a importância do processo de vacinação, que vem comprovando sua eficácia na proteção da população mineira. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) já revelam uma queda importante no número de óbitos entre a população que recebeu as duas doses dos imunizantes contra covid. Entre as pessoas de 90 anos ou mais, a taxa que era de 8,1%, no início da pandemia, caiu para 2,9%. Já para os que têm de 80 a 89 anos, a redução foi de 21,7% para 9,8%. Na população de 70 a 79 anos, a taxa de óbitos diminuiu de 28,8% para 16,2%, o que comprova a efetividade das vacinas.

Gil Leonardi / Imprensa MG

A prefeita de Vespasiano e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), Ilce Alves Rocha Perdigão, destacou a importância da parceria do governo estadual com os municípios no combate à pandemia.

“O Estado tem feito a sua parte, o município também tem feito isso muito bem, temos uma organização muito grande na vacinação. Já vacinamos grande parte da nossa população e estamos trabalhando com muita seriedade neste momento tão difícil. Cada vez mais precisamos desta parceria do Governo do Estado para que as coisas possam fluir”, afirmou a prefeita de Vespasiano.

Em Pedro Leopoldo, Zema se reuniu com a prefeita do município, Eloisa de Tadeu. Na cidade, o governador iria participar de caminhada com distribuição de máscaras de proteção. Porém, por motivo de luto e respeito pela morte do secretário municipal de Fazenda de Pedro Leopoldo, Wilson Marques da Silva, que faleceu nesta quinta-feira (20/5) por complicações da covid-19, ele cancelou o ato. Zema lamentou a morte do secretário e manifestou solidariedade aos familiares e amigos.

Acompanharam a vacinação contra covid-19 junto ao governador o deputado federal Pinheirinho (em Vespasiano) e o deputado estadual Mário Henrique Caixa (em Pedro Leopoldo).



Últimas