Romeu Zema inaugura obra de duplicação na MG-050, no Perímetro Urbano de Passos, no Sul de Minas

Intervenção vai facilitar acesso ao Distrito Industrial, aeroporto e a Fortaleza de Minas, além de gerar economia de mais de R$ 2 milhões ao sistema de Saúde

O governador Romeu Zema inaugurou, nesta quinta-feira (15/10), a obra de duplicação da MG-050, no Perímetro Urbano de Passos, no Sul de Minas. A intervenção, que se estende do km 355,5 ao km 360,7, recebeu investimento de R$ 42 milhões e deve contribuir para atração de novas empresas e desenvolvimento econômico da região.

Além da duplicação, foi feita a ampliação da interseção do acesso ao Distrito Industrial, a implantação de faixa adicional sentido Belo Horizonte e dispositivo de acesso e retorno da MG-050 com a Avenida Arlindo Figueiredo, obras que trarão mais segurança e conforto aos usuários.

Fábio Marchetto

Os recursos são oriundos de receitas de pedágio e contraprestação pecuniária, ou seja, pagamento mensal feito pelo Estado para garantir a continuidade e qualidade dos serviços da concessionária responsável pela rodovia.

Responsabilidade

Romeu Zema reforçou o compromisso da gestão com a boa utilização dos recursos públicos, que devem retornar em forma de melhorias para a população.

“Satisfação enorme entregarmos essa obra, que tem recursos da concessionária e também do Estado, em um momento de dificuldades tão grandes. O dinheiro é curto e precisamos de seriedade, competência e comprometimento com o dinheiro do pagador de impostos. Essa obra aqui é feita com o pagamento das pessoas. Nosso governo está fazendo tudo o que está ao nosso alcance para empregar os recursos da melhor forma para a população”, disse.

Vidas

A obra atende a uma antiga demanda da população local, que pedia melhorias no acesso a Passos. Com a conclusão, também haverá redução de acidentes, em decorrência do melhor escoamento de veículos, além do acesso facilitado ao Distrito Industrial, aeroporto e município de Fortaleza de Minas.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, ressaltou que, além da atração de empresas, a melhoria da rodovia salva vidas.

“Somente com essa duplicação de 5 quilômetros estamos falando de uma redução para o sistema de Saúde aqui em Passos de R$ 2 milhões anuais. Faz sentido ter pedágio. É o melhor dinheiro investido. A gente sabe para onde ele vai, para gerar emprego, desenvolvimento, para reduzir fatalidade. São 26% a menos de mortes”, disse.

Segundo ele, o trabalho em parceria com a iniciativa privada proporciona desenvolvimento para os municípios, sem onerar os cofres públicos.

“Essa concessão mostra que esse é o caminho do desenvolvimento. A cada R$ 100 milhões que serão investidos podemos gerar, em média, 3,5 mil empregos e R$ 18 milhões em arrecadação para os municípios mineiros que se beneficiam da concessão. O desenvolvimento passa necessariamente pela rodovia. Ela é indutora e atrai investimento”, defendeu.

Concessão

A concessão da MG-050 faz parte do programa de concessões rodoviárias de Minas Gerais, que atualmente também conta com a BR-135, com total de 364 quilômetros concedidos. Nos próximos seis meses, as duas rodovias contarão com investimento de R$ 300 milhões. Além disso, em 2021, o Estado prevê a concessão de mais 1,5 mil quilômetros de rodovias.

André Cruz / Imprensa MG

São Sebastião do Paraíso

Mais cedo, em São Sebastião do Paraíso, também no Sul de Minas, o governador Romeu Zema visitou a obra de pavimentação da Rodovia Municipal Alcides Pimenta de Souza, que interligará o município ao distrito de Guardinha, antiga reivindicação na região.

O Estado participa da obra por meio de dois convênios, assinados via emenda parlamentar do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, que totalizam R$ 900 mil. Ambos já foram pagos integralmente. O valor restante será assumido pela prefeitura. Até dezembro deste ano devem ser concluídos sete quilômetros de asfaltamento, de um total de 12.

Facilidades

No distrito de Guardinha vivem 3 mil pessoas. A construção da rodovia dará mais condições de mobilidade à população. No período chuvoso, por exemplo, os moradores têm dificuldade para chegar ao município. Outras facilidades serão o acesso a serviços básicos, como coleta de lixo, assistência de equipes da Saúde e melhor atuação das viaturas da Patrulha Rural, da Polícia Militar, além de facilitar o escoamento da produção dos agricultores locais.

Presenças

Também participaram das agendas o secretário-geral, Mateus Simões; o secretário de Governo, Igor Eto; o deputado federal Emidinho Madeira; os deputados estaduais Antonio Carlos Arantes e Cássio Soares, além de lideranças municipais e regionais e empresários.