Romeu Zema participa de entrega de posto de saúde em Moeda e distribui máscaras em Belo Vale

Regularização dos repasses às prefeituras garante investimentos em áreas estratégicas e melhorias à população

Marcelo Barbosa / Imprensa MG

O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (24/6), da entrega da obra de reforma do Posto de Saúde da Família (PSF) Pedra Vermelha, em Moeda, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A unidade funcionava há um ano improvisada em uma escola. O município conta com duas unidades.

Com a reforma e ampliação do posto, agora os moradores contam com um local adequado para os atendimentos médico e odontológico. A unidade tem capacidade para realizar 450 atendimentos/mês, incluindo consultas, visitas domiciliares, curativos e atendimentos odontológicos.

Durante pronunciamento, Zema falou da importância de o Governo do Estado contribuir para melhorar o atendimento médico para os mineiros. “Com o equilíbrio das contas, pagamento dos repasses correntes e a transferência dos recursos que foram contingenciados pela gestão anterior, as prefeituras passaram a ter a oportunidade

de voltar a realizar os investimentos necessários para melhoria dos serviços oferecidos à população”, explicou.

Avanços

Ainda de acordo com o governador, o empenho da equipe e o planejamento sério contribuíram para que a atual gestão superasse as dificuldades e alcançasse avanços importantes. Desde o início da pandemia até agora, Minas dobrou o número de leitos de UTI. Também comprou os respiradores mais baratos do Brasil e antecipou a compra de milhares de seringas para a vacinação contra covid.

Zema também destacou os esforços para atração recorde de investimentos, no valor de R$ 120 bilhões, gerando emprego e renda aos mineiros.

Marcelo Barbosa / Imprensa MG

Proximidade

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, também presente na entrega da obra, ressaltou a importância de um posto de saúde para a população. “O posto é um instrumento transformador na saúde pública, pois está próximo dos moradores, desenvolve um trabalho de prevenção”, lembrou.

Também participaram do evento o prefeito Decio Lapa, parlamentares federais e estaduais, entre outras autoridades.

Belo Vale

Nesta quinta-feira, Zema ainda esteve em Belo Vale, cidade vizinha de Moeda, onde se encontrou com o prefeito Waltemir Liberato e com os vereadores. “O exercício de escutar os problemas de cada região nos dá oportunidade de tomar as melhores decisões, pois estamos em contato com o mundo real, ao contrário do gestor público que não sai do gabinete”, disse.

Após o encontro, o governador distribuiu máscaras de proteção ao coronavírus e conversou com comerciantes na região central do município durante a caminhada de conscientização no combate à covid-19.