Romeu Zema participa de live para lançamento do projeto Desenvolve Minas

Iniciativa da AMM e do Sebrae engloba medidas para o desenvolvimento econômico local nos 853 municípios

O governador Romeu Zema participou, nesta sexta-feira (14/8), de uma live para lançamento do projeto Desenvolve Minas, feito em parceria entre a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A iniciativa engloba medidas para o desenvolvimento econômico local nos 853 municípios mineiros. Na abertura, também foi lançado o Guia da Liberdade Econômica dos Municípios, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).

Clique aqui para acessar o Guia da Liberdade Econômica dos Municípios.

Recuperação

Durante o encontro virtual, Zema afirmou que a iniciativa será fundamental para ajudar na recuperação econômica dos municípios.

“Esse lançamento ocorre no momento mais oportuno possível. Nossa economia em 2020, devido à pandemia, foi afetada negativamente. O número de desempregados cresceu, a renda da população caiu. Um programa como esse vem como uma luz. Podem ter certeza que o Estado vai estar ao lado de vocês”, disse.

Ele também reafirmou o compromisso da gestão de simplificar a vida dos empresários.

“Queremos facilitar a vida de quem trabalha, investe e gera empregos. Não é por menos que estamos dispensando alvarás de mais de 600 atividades econômicas. O Guia Municipal de Liberdade Econômica vai estar disponível para todos os prefeitos fazerem uso dessas simplificações que o Estado quer levar adiante”, explicou.

Estratégias

O principal objetivo do projeto Desenvolve Minas, que tem o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios.

A iniciativa dará suporte técnico e capacitação aos gestores, servidores, empresários e comerciantes na implementação de medidas e ações que favoreçam os pequenos negócios e a sustentabilidade econômica.

Parceria

O presidente da AMM, vice-presidente da CNM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, acredita que a parceria do Sebrae com a AMM renda bons frutos para as cidades mineiras.

“A AMM tem capilaridade, está presente em todos os municípios. O Sebrae tem a expertise necessária para essa capacitação. Nosso objetivo é levar cursos, palestras, suporte contábil, entre outros, para as prefeituras e também as empresas em todas as regiões do estado. Por causa da pandemia, isso precisará acontecer, em um primeiro momento, de forma virtual”, afirmou.

O diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Minas, João Cruz Reis Filho, disse que o objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento local.

“Sabemos que os pequenos negócios são fundamentais para o desenvolvimento dos municípios. Queremos organizar essa estratégia que o Sebrae vem construindo no desenvolvimento econômico local. Foi nesse contexto que firmamos essa parceria da AMM, para realmente poder tratar em nível microrregional as principais demandas daquele território”, explicou.

Também participaram da live o deputado estadual Guilherme da Cunha e o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles.

Guia Municipal de Liberdade Econômica

O guia, lançado pelo Governo de Minas nesta sexta-feira, apresenta conceitos, modelos de decreto e regulamentos, boas práticas para os municípios, além de informações e cases que auxiliarão o trabalho das prefeituras na implementação do projeto.

“Levar para os municípios boas práticas de ações com foco na liberdade econômica e na facilitação na vida de quem produz é mais uma forma de nos aproximarmos dos mineiros. Esperamos que esse guia seja um início para que essa transformação ocorra ainda mais próxima do cidadão, pois é no município onde que tudo acontece”, afirmou o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Os participantes do projeto Desenvolve Minas Gerais terão acesso ao Guia Municipal da Liberdade Econômica.