Romeu Zema se reúne com empresários de Ribeirão das Neves para escutar as demandas da região

Governador falou dos desafios e apresentou os principais avanços alcançados pela sua gestão

O governador Romeu Zema se reuniu, na tarde desta sexta-feira (21/5), com empresários de Ribeirão das Neves para ouvir as principais demandas do setor. Estiveram presentes empreendedores dos segmentos financeiro, comércio, indústria, educação, telecomunicação e agronegócio.

Durante sua apresentação, o governador falou da importância de escutar o setor produtivo. “Trouxe da iniciativa privada uma característica que sempre tive, que é ouvir. Hoje, estou aqui para entender melhor a situação da economia local, da região que estou visitando. Uma das principais bandeiras do meu governo tem sido a criação de empregos. Ouvir quem gera emprego pode ser o melhor termômetro”, afirmou.

Gil Leonardi / Imprensa MG

Os empresários elogiaram a condução do Governo de Minas no combate à pandemia, sobretudo na criação do plano Minas Consciente. Para eles, fechar as portas foi um desafio muito grande, mas necessário frente à crise sanitária atravessada pelo país.

Outra demanda comum entre os empresários foi a proposta de união entre Estado, município e deputados na elaboração de medidas e iniciativas para aumentar a diversificação econômica de Neves.

Desafios

Ao final do encontro, Zema falou dos inúmeros desafios que encontrou ao assumir o governo, dos problemas já superados e dos que ainda estão sendo enfrentados. “Ainda temos muito trabalho para colocar a casa em ordem. Mas já colocamos em dia o pagamento de diversos fornecedores, quitamos a dívida com as instituições financeiras referente ao crédito consignado que o governo anterior descontava dos servidores e não repassava, e fechamos um acordo inédito com os municípios para regularização dos repasses constitucionais”, elencou.

Avanços

O governador também citou os avanços que Minas registrou nos indicadores da educação, segurança e na atração de investimentos. “Já conseguimos atrair mais de R$ 120 bilhões. Empresas como Heineken, Mercado Livre e Amazon acreditaram no potencial de Minas. Hoje, temos um ambiente favorável para trazer grandes corporações”, disse.

O chefe do Executivo mencionou que este ambiente está ligado a uma série de medidas de desburocratização, tanto na esfera ambiental quanto na tributária. “O investidor não está disposto a esperar anos para se instalar no estado. Ao contrário, perderemos novos negócios para os estados vizinhos”, explicou.