Governador se reúne com o presidente do Senado para discutir assuntos de interesse do estado

Além das autorizações ferroviárias, vacinação contra a covid-19 e maior diálogo com os demais poderes e a União também foram debatidos

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema e outros líderes estaduais que compõem o Fórum Nacional de Governadores se reuniram nesta quinta-feira (2/9), em Brasília, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir temas de relevância nacional e estadual, ampliar o diálogo com a União e o Supremo Tribunal Federal (STF) pela defesa da democracia e buscar a melhoria do ambiente institucional.

Zema tratou de pautas específicas de interesse do estado e do país, como a relacionada às autorizações ferroviárias que o Congresso está debatendo atualmente. Na segunda-feira (30/8), o governo federal publicou medida provisória que visa facilitar a exploração, pela iniciativa privada, de trechos curtos, expandindo a malha ferroviária para melhorar a infraestrutura de transporte de cargas.

“Muito provavelmente a medida provisória será aperfeiçoada e referendada pelo Congresso. Isso para Minas, que tem maior malha ferroviária do país, é fundamental. Outro ponto importante é a maior segurança jurídica. Minas tem diversos projetos de infraestrutura”, explicou.

Vacinação

Outro assunto debatido foi o avanço da vacinação contra a covid-19. “Estamos caminhando para uma nova etapa e é necessário que o governo federal continue conduzindo esse processo para que não haja uma corrida ou um leilão de vacina. Estados e municípios com pouca condição financeira ficariam relegados a segundo plano, por exemplo”, disse.

Democracia

O exercício da democracia também foi um dos assuntos discutidos. “Democracia é algo inegociável. É uma necessidade de todos os poderes terem humildade para fazer uma autocrítica”, afirmou o governador.

Rodrigo Pacheco também afirmou que a democracia é um ativo nacional. “Precisamos de um ambiente propício para termos uma evolução do nosso país, para podermos construir uma sociedade mais justa, igualitária e melhor. Essa preocupação dos governadores, sem enfrentar e sem agredir, é muito bem recebida pelo Senado. Precisamos respeitar as divergências na busca pelo consenso”, enfatizou.

Durante o encontro, foi tratada também diversas pautas legislativas de impacto econômico-financeiro nos estados junto ao Congresso Nacional e o Poder Judiciário, como a PEC dos Precatórios e a correção da tabela do Imposto de Renda.



Últimas