Se Liga na Educação tem ações especiais em sintonia com o Enem

Aulas inteiramente dedicadas ao conteúdo do exame fazem parte do Regime de Estudo não Presencial

  • ícone de compartilhamento

Desde sua estreia, em maio de 2020, o Se Liga na Educação sempre teve um cuidado especial com os alunos da rede estadual de Minas que se preparavam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Todas as sextas-feiras, a programação das teleaulas, exibidas pela Rede Minas e TV Assembleia, é dedicada ao conteúdo exigido na prova. Além de ter a explicação dos professores, os estudantes ainda podiam solucionar questões, ao vivo, no momento do "Tira Dúvidas". 

Estratégia

O Se Liga no Enem faz parte das ações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) pensadas dentro do Regime de Estudos não Presencial. Ao todo, foram cerca de 370 aulas e mais de 123 horas direcionadas inteiramente aos alunos do 3º ano do ensino médio e às disciplinas que eles precisam para fazer boa prova do Enem. Além disso, foram mais de 30 Tira-Dúvidas, com aproximadamente 30 horas dedicadas.

"Essa sempre foi uma preocupação, que o material que utilizamos, as estratégias que foram disponibilizadas, sempre fizessem menção ao exame, que é tão importante para nossos estudantes", afirma a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Geniana Faria.

Programação especial

Entre 14 de dezembro de 2020 e 1º de janeiro de 2021, as principais aulas focadas no Enem foram reapresentadas na Rede Minas.

Além disso, no atual ciclo, a dedicação aos conteúdos mais importantes para a prova do Enem continua com conteúdos inéditos. A programação vai considerar a data da prova e, propositalmente, as teleaulas  serão veiculadas de acordo com o calendário do Enem.

Na 1ª e 2ª semanas, as aulas do Enem exibidas nas sextas-feiras (8/1 e 15/1) serão relacionadas aos conteúdos de Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) e Linguagens (Língua Portuguesa e Língua Inglesa). As matérias foram intencionalmente escolhidas para estes dias, pois são as dadas que antecedem a prova de Ciências Humanas e Linguagens, programadas pelo MEC para 17/1.

Já na 3ª Semana, no dia 22/1, o destaque fica para os conteúdos de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática. Para esses temas, o exame está agendado para 24/1.

Por fim, na 4ª Semana, as aulas serão direcionadas ao conhecimento de áreas de formação. O material vai ao ar no dia 29/1.



Últimas