Secretaria de Agricultura participa da abertura da 40ª Exposição de Abaeté

Suspenso por dois anos devido à pandemia, evento retorna com o foco na divulgação de tecnologias e o melhoramento genético dos animais

Márcia França

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) esteve presente na abertura da 40ª Exposição Agropecuária de Abaeté, na quarta-feira (14/9). Por meio de vídeo, o governador Romeu Zema parabenizou os produtores. “Em sua 40ª edição, sabemos que é uma das festas mais tradicionais do estado. Fica aqui o meu reconhecimento a todos os organizadores pelo evento”, disse na mensagem gravada.

Suspensa por dois anos em função da pandemia, a exposição foi retomada, neste ano, com o foco no produtor rural e no agronegócio, com programação voltada para a divulgação da genética dos animais da região e tecnologias. Serão realizados torneio leiteiro, exposição de animais (bovinos e equinos) e o “poeirão”, tradicional concurso de marcha. Haverá também apresentação de tecnologias para irrigação e energia fotovoltaica.

Uma cavalgada, que contou com a participação do secretário Thales Fernandes, autoridades locais, centenas de cavaleiros e amazonas, carros de boi e maquinário agrícola, percorreu a cidade, divulgando a programação e convidando os moradores para o evento.

Importância do setor

Na solenidade de abertura, o secretário destacou a importância do agronegócio e o crescimento consistente que o setor vem apresentando. “O levantamento do Produto Interno Bruto (PIB), elaborado pela Fundação João Pinheiro (FJP), mostra que, no segundo trimestre do ano (abril, maio e junho), o agronegócio mineiro cresceu 22% em relação ao mesmo trimestre de 2021. O setor vive um momento muito importante e a Secretaria de Agricultura e suas vinculadas (Emater-MG, Epamig e o Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA) estão ao lado do produtor, atuando a favor do setor agropecuário mineiro”, afirma.

Organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Abaeté, esta edição conta com 28 estandes, e são esperados cerca de 30 mil visitantes nos cinco dias de evento. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Abaeté, Constantino Dias Neto, além dos shows, a novidade desta edição é exatamente a construção de uma programação voltada para o produtor rural e o agronegócio. “A pecuária de leite e corte é a força da economia do município. Daí a importância de mostrarmos ao nosso produtor o que tem de novidade em termos de tecnologias e de melhoramento genético para o aprimoramento do rebanho da região”.

Sistema Agricultura

A Emater-MG participará da exposição com um estande de produtos da agricultura familiar, produzidos por agricultores assistidos pelos escritórios do próprio município e de Biquinhas, Morada Nova de Minas, Martinho Campos e Paineiras. Haverá ainda atendimento ao público presente.

O IMA atuará na fiscalização sanitária dos animais que participam do evento. Será realizada a conferência de documentações como a Guia de Trânsito Animal, exames laboratoriais e atestados de vacinação previstos na legislação. A inspeção visa monitorar e mitigar riscos de disseminação de doenças nos animais aglomerados.

Entregas recentes

Durante os meses de maio e junho de 2022, o município recebeu uma motoniveladora e uma pá carregadeira, por meio do Termo de Reparação de Brumadinho, com a Vale, do qual o Governo de Minas é compromitente. Ainda é prevista a entrega de um terceiro maquinário até o fim deste ano. Os equipamentos são destinados à manutenção de estradas rurais.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.