Secretaria de Planejamento e Gestão representa Minas Gerais em evento na ONU

Missão internacional do Comitê de Especialistas em Administração Pública debate a transformação das instituições para o desenvolvimento sustentável 

  • ícone de compartilhamento

Seplag / Divulgação

O Governo de Minas Gerais participa, nesta semana, da missão internacional do Comitê de Especialistas em Administração Pública (Cepa) na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. Quem representa o Estado é a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, que viajou também como integrante do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad) do Brasil.  

O Cepa é um órgão consultivo técnico das Nações Unidas que debate e faz recomendações para melhorar as estruturas e os processos de governança e administração pública para o desenvolvimento. A 22ª reunião do Comitê na sede da ONU tem o tema "Transformando instituições com urgência para um mundo mais verde, inclusivo e resiliente em um momento de múltiplas crises". O evento começou nesta segunda-feira (27/3) e vai até esta sexta-feira (31/3). 

No primeiro dia de agenda, a secretária Luísa Barreto falou sobre o paradoxo da administração pública, que precisa enfrentar com o máximo de celeridade problemas complexos que só podem ser efetivamente solucionados ao longo prazo. Para isso, ela destacou que é preciso manter a população e as autoridades públicas engajadas na solução das questões.  

"Sabemos que as soluções mais adequadas são as de longo prazo, porque são elaboradas a partir de uma série de pesquisas acadêmicas e análises de bases de dados. No entanto, temos que estruturar nossa estratégia incluindo também respostas que nos tragam ganhos rápidos. A comunicação é um fator chave, mas se as pessoas não tiverem resultados céleres, provavelmente não acreditarão que é possível resolver problemas complexos", frisou.  

Uma das funções do Cepa é analisar tendências, problemas e prioridades na administração pública, especialmente os relacionados à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como erradicação da pobreza, educação de qualidade e redução das desigualdades.  

Nos próximos dias do encontro, participantes de todo o mundo discutirão outros temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e à administração pública. Dentre eles estão as novas formas de capacitar os servidores públicos, a gestão das finanças públicas em tempos de emergência, a inovação e o governo digital.  



Últimas