Secretário se reúne com prefeitos da RMBH para discutir enfrentamento à criminalidade

General Mario Araujo e representantes das forças de segurança estiveram em Raposos para participar de reunião itinerante da Granbel

O secretário disse que o foco do trabalho está na redução da criminalidade

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, general Mario Araujo - juntamente com representantes das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros Militar - se reuniu com prefeitos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), na tarde de terça-feira (13/8), para discutir o cenário, as ações e os desafios da Segurança Pública. As forças de segurança foram convidadas a participar da reunião itinerante da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), realizada na cidade de Raposos.

Durante o encontro, os prefeitos apresentaram as principais demandas de seus municípios e puderam esclarecer dúvidas, receber orientações e conhecer os planos do Governo do Estado para a região. O secretário apresentou os indicadores de criminalidade, bem como o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), desde o início do ano, na tentativa de melhorar ainda mais os resultados alcançados.

O general Araujo explicou aos prefeitos e comunidade presente que o foco do trabalho está na redução da criminalidade, no aumento da sensação de segurança e na ressocialização das pessoas privadas de liberdade, visando ao rompimento da trajetória infracional. “Viemos prestar contas do nosso trabalho. Somos servidores e servimos à população mineira”, destacou.

Dentre os dados apresentados está a redução de 25% dos roubos consumados na RMBH nos primeiros sete meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2018. O secretário também detalhou os principais índices de criminalidade registrados nos 34 municípios que compõem a Região Metropolitana. “A grande maioria apresenta queda. Nos casos pontuais de aumento da violência, nós vamos buscar as causas e atuar”, ressaltou.

Para o presidente da Granbel, prefeito Vítor Penido, de Nova Lima, receber a cúpula da Segurança Pública em uma reunião itinerante da associação é de extrema importância para fortalecer e integrar ainda mais a parceria entre Estado e municípios no que se refere ao enfrentamento à criminalidade. “Essa oportunidade de sentarmos juntos, à mesa, há muito tempo não acontecia. Estamos aqui para conversar e para dar-nos as mãos. Juntos, poderemos dar mais segurança para a nossa população”, ressaltou.

Reunião

Durante o encontro, o coronel Alexandre Magno, diretor de Apoio Operacional da Polícia Militar; o delegado-geral Joaquim Francisco Neto, chefe-adjunto da Polícia Civil; o coronel Anderson de Almeida, comandante do 1º Comando Operacional dos Bombeiros; e o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Rodrigo Machado apresentaram os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos por cada órgão na RMBH. Na sequência, os prefeitos e demais representantes dos municípios apresentaram duas demandas referentes à segurança pública.

Além do prefeito de Nova Lima, estiveram presentes na reunião os prefeitos de Raposos, Sérgio Silveira Soares; de Itaguara, Geraldo Donizete de Lima; de Matozinhos, Antônio Divino de Souza; de Rio Acima, Maria Auxiliadora Ribeiro; de Mário Campos, Elson da Silva Santos Júnior; e a vice-prefeita de Juatuba, Maria Célia da Silva. Também participaram do encontro subsecretários e superintendentes da Sejusp e representantes das forças de segurança da região.