Semana do Servidor 2022 debate valorização, desenvolvimento e saúde dos trabalhadores do Governo de Minas

Organizado pela Seplag-MG, evento mostrou a importância do engajamento e do trabalho dos agentes públicos para a sociedade

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) concluiu, nesta sexta-feira (28/10), a Semana do Servidor, que chegou à segunda edição em 2022. A programação trabalhou a valorização, o desenvolvimento e o engajamento dos servidores do Executivo de Minas Gerais. Durante três dias, os agentes públicos acompanharam palestras sobre a importância do funcionalismo público para a sociedade e outros temas, como o sentimento de pertencimento ao Estado, a segurança psicológica dos servidores e o compromisso com o interesse público.

Os eventos foram transmitidos ao vivo - e seguem disponíveis para quem quiser assistir - pelos canais no YouTube da Seplag-MG e da Diretoria Central de Gestão de Desempenho e Desenvolvimento (DCGDD), que organizaram a Semana. A secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, que é servidora de carreira do Estado, abriu o evento e destacou o empenho de todos os agentes públicos para impactar positivamente a vida da população. 

"É um orgulho enorme poder fazer mais uma Semana do Servidor. Esse é o segundo ano que a gente celebra a semana com um ciclo de capacitações e palestras voltados a vocês, que são servidores que fazem a diferença, que nos ajudam todos os dias a fazer de Minas Gerais o melhor lugar para se viver. Nós sabemos dos esforços de cada um para fazer a diferença para a sociedade", afirmou.

A subsecretária de Gestão de Pessoas, Kênnya Kreppel Dias Duarte, explicou que as palestras foram escolhidas e direcionadas a partir de estudos técnicos e os resultados da pesquisa feita pela Frente Engajamento do Programa Transforma Minas, com 1.300 agentes estaduais. A análise desenvolvida pelo Programa considera o processo contínuo de desenvolvimento pessoal e profissional do servidor. 

"Buscamos tornar nossos dias mais leves, porque sabemos que o trabalho e a dedicação constante do servidor público em prol dos resultados esperados são processos árduos, que tomam tempo. Nosso objetivo é que possamos ter servidores preparados, valorizados e com condição de prestar esse serviço de forma cada vez melhor", disse. 


Saiba o que foi tratado em cada dia da Semana do Servidor 2022:
 

  • Segurança psicológica


A Semana do Servidor começou na quarta-feira (26/10), com a palestra "Segurança psicológica: estou no caminho certo? Do conflito pessoal à realização profissional", conduzida pelo psicólogo e terapeuta organizacional Bedsen Rocha, especialista em Recursos Humanos e em gestão estratégica de pessoas.
 

"Crachás sobem e descem constantemente. O que faz diferença é a entrega, independente do cargo que você ocupe, da função que você tenha. Faça um trabalho excepcional. Você já pensou em fazer o melhor para os seus melhores? Eu venho de uma família em que tudo de bom era para o outro: meu pai guardou um champagne para quando tivesse um momento especial. Muita gente nasceu, saiu de casa, eu me formei, fui o único que fiz curso superior, e o champagne continuou lá. Meu pai faleceu e nunca abriu. Ele esperou um momento especial, sendo que o momento especial era diariamente com os seus, era o seu melhor para os seus melhores".

Bedsen Rocha

 

  • Valorização
     

Na quinta-feira (27/10), o tema discutido foi a valorização do servidor, na mesa "Perspectiva do RH: papel estratégico no desenvolvimento de pessoas", com destaque para as boas práticas e a inovação na gestão de pessoas. Na palestra, quatro organizações do Governo de Minas apresentaram suas experiências: a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG); a Fundação Ezequiel Dias (Funed); a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). 

O bate-papo foi mediado pela especialista em políticas públicas e gestão governamental Fernanda Portilho, integrante da Diretoria Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento da Seplag-MG. Ela foi uma das organizadoras da Semana do Servidor e detalhou a dinâmica da mesa e a importância das boas práticas em RH. 

 

"A gente considera boas práticas projetos que foram implementados pelas áreas. São projetos aderentes, que entendem a realidade de cada órgão e cada entidade, que tenham resultados e que demonstrem o papel estratégico do RH no desenvolvimento de pessoas na esfera da valorização do servidor e trazendo inovação na gestão de pessoas. Não só projetos, mas pequenas ações que fazemos no dia a dia, como a simplificação de um formulário, o apoio que damos a outros colegas, também são boas práticas super importantes que devem ser valorizadas e que facilitam nosso dia a dia".

Fernanda Portilho

 

  • Desenvolvimento


A palestra que encerrou o ciclo de debates nesta sexta-feira (28/10) - data em que é comemorado o Dia do Servidor Público - foi “Aprendendo a aprender: indivíduos e organizações”. A terapeuta ocupacional Cecília Xavier, que atua nas áreas de gerontologia e saúde mental, falou sobre a importância do autodesenvolvimento contínuo a partir do aprendizado ao longo da vida. Em seguida, o escritor Alex Bretas deu dicas sobre como arquitetar espaços de aprendizagem autodirigidos nas organizações.

 

"Sem processo de aprendizagem a gente não avança, e a base para isso é a educação. Mesmo que seja um aprendizado informal, com alguém do seu setor ou da sua família. Para que você dê um passo à frente, alguma referência tem que ter chegado até você vinda de algum lugar: de um vídeo, uma palestra, um curso, um livro. A gente tem que aprender o tempo todo, isso não pode parar"

Cecília Xavier 

 

"Minha percepção sobre aprendizagem ao longo da vida é que a gente não consegue praticá-la com o máximo de potência se a gente não se tornar pessoas aprendizes autodirigidas, se a gente não aprender a aprender dessa forma. O salto do Life Long Learning (aprendizagem ao longo da vida) para a aprendizagem autodirigida opera dentro da lógica de que o futuro é um lugar que a gente cria. A gente tem um papel nisso, nós somos sujeitos da história e podemos criar mudanças. Não é só sobre acompanhar as tendências, é sobre também poder criar as tendências. Não estou dizendo que você precisa fazer isso em uma escala global; você pode ser um agente de mudança na sua família, dentro do seu trabalho, da sua organização, do Governo, da sua comunidade".

Alex Bretas 

 

Homenagem e material disponível

No encerramento do ciclo de palestras, nesta sexta-feira, a Seplag-MG exibiu um vídeo de homenagem aos servidores públicos, em que diversos agentes compartilham suas experiências e falam sobre o trabalho no Estado e a serviço do cidadão. Assista aqui

Quem perdeu alguma transmissão realizada ao longo da Semana do Servidor 2022 ou quiser rever as palestras, pode acessá-las pelo canal da Seplag-MG no Youtube. Há uma playlist com todos os eventos gravados e disponíveis para assistir. Confira neste link.



Últimas