Seminário avalia desafios e perspectivas do Zoneamento Ecológico-Econômico em Minas

Processo de atualização do ZEE é uma das prioridades da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais

Seminário entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA)  promoveu leitura dos desafios e perspectivas do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) no estado, na terça-feira (7/5).

O zoneamento estabelece medidas e padrões de proteção ambiental seguidos na implantação de planos, obras e atividades públicas e privadas, mantendo a qualidade ambiental dos recursos hídricos e do solo e a conservação da biodiversidade, garantindo o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população.

A diretora de Planejamento e Gestão de Instrumentos e Estudos Ambientais, Cecília Siman, avalia que o processo de atualização do ZEE é necessário em função das mudanças no cenário econômico e ambiental e dos novos dados e políticas em curso.

"Esse encontro foi uma oportunidade, dentro do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), para se pensar no novo ZEE que queremos construir no estado, analisando atividades econômicas e conservação ambiental", diz.

ZEE-MG

Em Minas Gerais, os estudos do ZEE-MG foram concluídos em 2008, realizados por meio de convênio de cooperação firmado entre o Sisema e a Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Atualmente os dados geoespaciais do ZEE-MG podem ser acessados no visualizador da Infraestrutura de Dados Espaciais do Sisema (IDE-Sisema). Já os relatórios que compõem o ZEE-MG estão disponíveis neste link.