Seminário promovido pelo Estado reúne ouvidores e gestores públicos

Encontro on-line abordou troca de experiências e ações para aperfeiçoar relacionamento entre governo e cidadão 

  • ícone de compartilhamento

O seminário on-line realizado pela Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE-MG), em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), nesta terça-feira (14/7), teve balanço positivo. 

Nomeado "O papel da Ouvidoria-Geral do Estado na gestão dos serviços públicos e a funcionalidade do MGOUV”, e direcionado às ouvidorias públicas, o encontro virtual reuniu autoridades e diversos gestores públicos municipais e estaduais, de Minas e de outros estados. 

A ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud, destacou a importância do evento para aperfeiçoar cada vez mais o relacionamento entre as ouvidorias públicas e o cidadão mineiro, pagador de impostos. “ A OGE-MG é uma ferramenta de gestão e controle social. Trabalhamos em consonância com as leis de proteção ao usuário do serviço público. Nosso objetivo é dar voz e vez aos cidadãos para que eles participem cada vez mais da gestão pública, trazendo suas reclamações para aperfeiçoarmos as políticas públicas e os serviços prestados".  

Também anfitrião do evento, o diretor-presidente da Prodemge, Roberto Tostes Reis, ressaltou a importância da parceria entre os dois órgãos na criação e implantação do MGOUV. "Em alinhamento com o Estado, o objetivo da ferramenta é garantir a transparência no serviço público, em respeito ao cidadão”, explicou.  

Palestras temáticas

O conteúdo do seminário foi apresentado em palestras nas temáticas “O papel da ouvidoria: atuação e resultado e o Estado como prestador de serviços”, ministrada por Edson Vismona, presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO); e  "Ouvidoria 4.0 - estruturação estratégica da OGE-MG no Governo Romeu Zema", apresentada pela ouvidora-geral adjunta, Kathleen Garcia. 

O seminário contou ainda com temas abordados por técnicos da OGE/MG e da Prodemge: Aspectos técnicos e legais importantes para ouvidorias, Inovação no tratamento das informações – Uso Power BI, MG-Ouv na OGE-MG – Importância de um sistema adequado, MG-OUV- ferramenta de trabalho para ouvidorias. 

O Sistema MG-OUV e as tecnologias da ferramenta que facilitam o trabalho da ouvidoria também foi apresentado. Considerada uma plataforma moderna, interativa e ágil, o MG-OUV, criado pela Prodemge e implantada pela Ouvidoria-Geral do Estado em 2019, tem função de registrar e acompanhar, desde a chegada até a tramitação, as manifestações direcionadas ao órgão. 

A OGE-MG

Instrumento de controle social das atividades do Poder Executivo de Minas Gerais, a OGE-MG é um órgão autônomo, responsável por fiscalizar os serviços públicos estaduais, prestados aos mineiros, a fim de aperfeiçoá-los. 

É formada por nove ouvidorias temáticas: Saúde, Educacional, Polícia, Fazenda, Licitações e Patrimônio Público, Sistema Penitenciário e Socioeducativo, Ambiental e Agropecuária, Prevenção e Combate à Corrupção, Assédio Moral e Sexual e Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social.

 



Últimas