Sine-MG realiza mais de 4,3 milhões atendimentos em quatro anos

O estado tem mais de 100 unidades que auxiliam e fazem a ponte entre o trabalhador em busca de uma colocação e o mercado de trabalho

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Realizar a ponte entre o trabalhador e o mercado, além de prestar atendimento em caso de desligamento são algumas das funções do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que em Minas Gerais é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Nos últimos quatro anos, milhões de pessoas passaram pelas unidades do estado em busca dos serviços.

Minas Gerais tem mais de 100 unidades de Intermediação de Mão-de-obra (IMOs) ligadas ao Sine. Elas recebem pessoas interessadas em vagas permanentes, temporárias, estágios e aprendizes, além de empregadores que desejam contratar.

Segundo dados da Sedese, de 2019 até agosto de 2022, foram realizados 4.355.442 nessas unidades. Somente neste ano, 602.008 pessoas passaram pelos locais.

Nos últimos quatro anos, foram oferecidas 341.995 vagas de trabalho. O número de pessoas encaminhadas para entrevistas por meio do Sine-MG chegou a 900.035. De 2019 até o momento, o número de trabalhadores colocados é de 83.625.

Ainda segundo os dados da Sedese, 1.174.795 pessoas procuraram as unidades para solicitar o seguro-desemprego entre 2019 e 2022. Desde o primeiro ano do recorte, esses números vêm caindo. Em 2019, 562.983 pessoas solicitaram o benefício. Em 2021, o número caiu para 198.483. De janeiro a agosto deste ano, foram 124.152 pessoas.

Painel do Sine-MG

Vale lembrar que, desde fevereiro, o Governo de Minas, por meio da Sedese, disponibilizou a consulta ao Painel de Informações sobre o Sistema Nacional de Emprego (Sine/MG). Pela internet, o trabalhador pode ter acesso às oportunidades disponíveis em todas as unidades do estado. Há filtros por região, município, ocupações e unidades.

Todas as vagas de emprego estão disponíveis no Portal Emprega Brasil. Interessados também podem se cadastrar no aplicativo Sine Fácil, disponível para os aparelhos celulares com sistemas operacionais Android ou iOS. O atendimento presencial de intermediação de mão de obra nas unidades é feito por meio de agendamento pela internet.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



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