Sistema socioeducativo recebe 211 novos auxiliares educacionais

Profissionais tomaram posse nesta quarta-feira (16/2) e vão atuar em centros de todo o estado

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) recebeu, nesta quarta-feira (16/12), 211 novos servidores para a carreira de Assistente Executivo de Defesa Social - Auxiliar Educacional. O concurso, realizado no último ano, visa expandir o quadro de servidores para atuação nos centros socioeducativos do Minas. 

Estes profissionais atuam para potencializar as atividades culturais, sociais e esportivas, conforme preconizam o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), visando interromper a trajetória infracional dos adolescentes em medida de internação ou semiliberdade. 

Sejusp / Divulgação


Próximos passos

Agora, os auxiliares educacionais têm até 30 dias para se apresentarem nos seus postos de trabalho, que foram escolhidos pelos próprios servidores, de acordo com a classificação de cada candidato no concurso. Eles ficarão lotados nas cidades de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Juiz de Fora, Uberlândia, Montes Claros, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Patos de Minas, Sete Lagoas, Divinópolis e Pirapora.

Juntamente com o trabalho diário, os novos auxiliares irão participar de um curso de formação em plataforma virtual com carga horária de 88h.  A capacitação será sobre o trabalho interdisciplinar para profissionais que lidam com adolescentes em privação de liberdade e terá disciplinas sobre o ECA, Sinase, Justiça Restaurativa, Comunicação Não-violenta, Estatuto da Juventude, entre outros temas. O intuito é preparar os profissionais para o melhor desenvolvimento de suas funções. 

“Comemoramos com muita alegria a chegada destes 211 auxiliares educacionais. Esse novo ator do sistema socioeducativo estará preparado para acompanhar e para somar à rotina pedagógica das unidades socioeducativas. Eles farão parte das equipes pedagógicas ,sob a coordenação do pedagogo e do terapeuta ocupacional, visando assegurar a construção, a avaliação e o aprimoramento da rotina pedagógica das unidades socioeducativas de Minas Gerais”, disse a superintendente de Atendimento ao Adolescente, Érika Vinhal. 

O subsecretário da Suase, Pedro Ruano, também participou da recepção dos aprovados. 



Últimas