Subsecretário do Tesouro Estadual é eleito coordenador de Tesouraria do Gefin

É a primeira vez que um representante de Minas Gerais ocupa o cargo no Grupo de Gestores das Finanças Estaduais

  • ícone de compartilhamento

SEF / Divulgação

O subsecretário do Tesouro Estadual de Minas Gerais, Fábio Amaral, é o novo coordenador do GT Tesouraria do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin). Eleito para um mandato de dois anos, ele será o responsável pela condução e execução das atividades do Grupo de Trabalho.

“É a primeira vez que Minas Gerais fica à frente desse GT. Classifico como uma importante conquista e também como um reconhecimento do excelente trabalho desenvolvido pela equipe do Tesouro Estadual nos últimos quatro anos”, avaliou Amaral, que foi eleito durante a 76ª Reunião Ordinária do Gefin, em Natal/RN.

No evento, ocorrido entre os dias 19 e 21/6, representantes dos 26 estados e do Distrito Federal debateram temas como contabilidade, sustentabilidade fiscal, qualidade dos gastos, precatórios, desvinculação de receitas, entre outros. Também foram ministradas palestras sobre os principais pontos do novo arcabouço fiscal, a reforma tributária, os impactos na economia e os possíveis reflexos para os estados.

Ao subsecretário Fábio Amaral coube a missão de apresentar a modelagem de precificação da folha de servidores. A metodologia desenvolvida pela equipe do Tesouro Estadual leva em conta variáveis que fazem parte da composição do preço, dando ao Estado a noção exata dos valores mínimo, médio e máximo do ativo. De acordo com Amaral, essas informações dão o embasamento técnico necessário para que a administração pública promova a contratação mais vantajosa para o ente, sempre em busca da melhor oferta e, consequentemente, do aumento da receita.

“Nossa metodologia despertou o interesse de vários estados. Já firmamos um convênio de cooperação com Santa Catarina e iniciamos as tratativas com Goiás. Estamos colocando em prática justamente o que propõe o Gefin, que é a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas”, concluiu o subsecretário.

Todas as superintendências do Tesouro Estadual de Minas Gerais foram representadas no evento, que contou com a participação dos servidores Andresa Linhares, superintendente central de Governança de Ativos e da Dívida Pública; Felipe Costa, superintendente central de Administração Financeira; Dênis Paixão, assessor técnico e de Relações Institucionais da Superintendência Central de Contadoria-Geral; e Ramon Neres, diretor central de Governança das Estatais.



Últimas