Terminam nesta sexta-feira (2/2) as inscrições para o ReciclaBelô

Catadores devem procurar um dos três pontos de cadastro no programa de reciclagem popular para o Carnaval de BH

imagem de destaque
Reciclabelô estabelece centrais de reciclagem e remuneração diária para os catadores durante o Carnaval de BH
  • ícone de compartilhamento

Os catadores interessados em participar do ReciclaBelô, programa de reciclagem popular para o Carnaval de Belo Horizonte, têm até as 17h desta sexta-feira (2/2) para realizar seu cadastro. O prazo se encerraria nesta quinta-feira (1/2), mas foi prorrogado. O programa busca fortalecer a reciclagem realizada por catadores no Carnaval de BH, a partir da implementação de centrais de reciclagem nas ruas da capital mineira.

O ReciclaBelô é uma iniciativa de cooperativas de catadores de materiais recicláveis da capital mineira, que será realizada neste ano com o apoio do Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Planejamento e Gestão (Seplag), e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma).  

O programa de reciclagem popular para o Carnaval de Belo Horizonte pretende colaborar para a preservação do meio ambiente e promover a geração de renda. A proposta é fortalecer o trabalho de reciclagem realizado por catadores, a partir da implementação de centrais de reciclagem nas ruas da capital mineira e da remuneração diária desses trabalhadores durante os dias de folia. O ReciclaBelô também conta com as parcerias da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).  

As inscrições podem ser realizadas das 9h às 17h em três pontos da capital mineira, a depender do local de atuação pretendido pelo catador: 

- Para atuação na região da Savassi (Galpão Asmare Contorno)  

Av. Contorno,10.555 - Barro Preto

 

- Para atuação na região do Santa Tereza (Regional Leste) 

Av. Anhanguera, 79 - Santa Tereza 

 

- Para atuação na região do Centro (Galpão da Coopersoli Barreiro) 

R. Lacyr Maffia, 161 - Vale do Jatobá 

 

Para participar, os interessados devem levar um documento oficial com foto, CPF, dados bancários e comprovante de residência. O resultado será divulgado na terça-feira (6/2). 

Os critérios para seleção são:

- Ser maior de 18 anos e residir em Belo Horizonte; 

- Ser catador(a) e ter experiência prévia na coleta de materiais recicláveis no Carnaval;

- Preencher o cadastro completo nos pontos de cadastro.

 

Catadores que participam de projetos vinculados a instituições de apoio terão prioridade na participação. O período de atuação será nos 4 dias de carnaval, de 10 a 13/2. 

O edital completo pode ser conferido por meio deste link.

O programa 

Idealizado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e por lideranças de catadores de Belo Horizonte, o ReciclaBelô foi contemplado por meio da Plataforma Semente. Para este projeto, foram direcionados, pelos Promotores de Justiça, R$ 592 mil em recursos provenientes de Medidas Compensatórias Ambientais.

Os locais servirão como ponto de apoio logístico para coleta e distribuição de itens aos trabalhadores, como alimentação, equipamentos de proteção individual (EPIs) e acesso exclusivo aos banheiros. Os catadores receberão, ainda, pagamento por prestação de serviços ambientais. Com a coleta diária mínima de 30kg de latinhas e plásticos, o catador receberá uma diária no valor de R$ 150 e o preço referente ao material comercializado nas centrais.



Últimas