Tradicional 'A Hora do Fazendeiro', da Rádio Inconfidência, tem nova apresentadora a partir desta sexta-feira (1/3)

Jornalista Téssia Gonçalves assume o legado da mãe no programa que está há 87 anos no ar; ela representa a terceira geração de radialistas da família

  • ícone de compartilhamento

Téssia Gonçalves representa a terceira geração de radialistas da família (Crédito: EMC / Divulgação)

A Hora do Fazendeiro, programa da Rádio Inconfidência mais antigo do Brasil no ar, recebe nova voz. Tina Gonçalves abre espaço para o talento da filha, Téssia Gonçalves, que segue o legado da mãe nas ondas sonoras.

A estreia, nesta sexta (1/3), às 17h, com direito a edição especial, celebra os 75 anos da apresentadora, completados nesta data.

Em meio à homenagem, a discípula assume o microfone e dá continuidade à história marcante que Tina começou na rádio pública de Minas Gerais.

O talento, que vem no DNA da família Gonçalves, se mistura à AM na atração que está há 87 anos no ar. Téssia sabe a responsabilidade que é assumir o lugar que Tina ocupou por décadas.

“Chego a esse espaço com muito respeito à história da minha mãe. Meu esforço será para manter a qualidade do programa, tão tradicional e cativante. O trabalho será por ela e por A Hora do Fazendeiro”, completa Téssia Gonçalves, que foi apresentadora do sorteio da Loteria Mineira, exibido na Rede Minas, e trabalhou com assessoria de comunicação pública.

Tina esteve à frente de “A Hora do Fazendeiro” por mais de 50 anos, com a missão de levar as notícias do campo e a música caipira para os ouvintes. Uma carreira que começou em São João del-Rei, cidade onde nasceu. Ali, Moreninha e Cumpadre Vieira, pais de Tina, formavam uma dupla sertaneja e apresentavam um programa na rádio local. Quem conta essa história é Téssia. 

Tina Gonçalves faz parte da história da Rádio Inconfidência (EMC / Divulgação)


“Minha avó desafiou minha mãe a fazer os anúncios comerciais nos intervalos. Mesmo com medo, ela foi para o microfone. O presidente da rádio estava ouvindo, saiu de casa e foi ao estúdio na hora para contratá-la”, relembra a discípula, que representa a terceira geração de radialistas da família. 

A Hora do Fazendeiro

O programa estreou na Rádio Inconfidência no dia 7 de setembro de 1936, quatro dias após o lançamento da emissora pública mineira.

Com o bordão criado por Tina, “Onde Deus passa, nada embaraça”, a atração apresenta música, boletins meteorológicos, cotação de produtos agrícolas, dicas de receitas caseiras e outras notícias voltadas ao homem do campo.

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h45, pela Rádio Inconfidência AM e pelo aplicativo oficial da emissora.

Nesta sexta (1/3) as músicas prediletas e os ouvintes cativos homenageiam os 75 anos de vida de Tina Gonçalves, uma das figuras mais importantes da história da Rádio Inconfidência. 



Últimas