Transforma Minas finaliza mais um ciclo de desenvolvimento e desempenho de lideranças estaduais

Na próxima etapa, o programa busca ampliar processos seletivos, fortalecer o engajamento dos líderes e assegurar que as ações cheguem a mais gestores do Governo de Minas

  • ícone de compartilhamento

O programa Transforma Minas celebra o encerramento do primeiro ciclo de quatro anos de atuação da sua Frente Desenvolvimento e Desempenho. Os resultados do programa, que busca assegurar que gestores e lideranças do Governo de Minas Gerais estejam aptos a enfrentar os grandes desafios do setor público, foram apresentados nesta quarta-feira (7/12), na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte. 

Cristiano Machado / Imprensa MG

O evento, conduzido pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, e pelo presidente da Fundação João Pinheiro (FJP), Helger Marra, contou com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Às 200 lideranças da administração pública do governo, professores e facilitadores do programa presentes, Zema agradeceu pelo empenho e comprometimento nos últimos quatro anos e por acreditarem no Transforma Minas. 

“No final, quem ganhou foram os 21 milhões de mineiros que, hoje, têm condições de ver que Minas avançou em várias áreas. Foram avanços concretos. O que quero para os próximos quatro anos, junto com vocês, é deixar um Estado melhor estruturado”, destacou o governador. 

“Mas temos grandes desafios pela frente. Temos que concluir hospitais regionais, reformar mais escolas, investir no Trilhas do Futuro, recuperar mais estradas e continuar melhorando a segurança pública. Sei que com um time competente alcançaremos nossas metas”, complementou.  

Criado em 2019, o Transforma Minas é um projeto estratégico com metodologia orientada para a gestão de pessoas por competências. Seu objetivo é selecionar, desenvolver e engajar lideranças do Governo de Minas. Para isso, ele conta com três frentes de trabalho: Atração e Seleção; Desenvolvimento e Desempenho de Lideranças e Engajamento de Líderes e Equipes. 

A secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, e o presidente da FJP, Helger Marra, apresentaram a gestores, coordenadores, professores, facilitadores e parceiros as atividades realizadas pela frente de Desenvolvimento e Desempenho de Lideranças entre 2019 e 2022. 

“Nosso objetivo é preparar os profissionais não só para serem líderes, mas para trabalhar bem o potencial de suas equipes, fazer entregas, de fato, e, principalmente, garantir que nosso trabalho gere frutos para todos os mineiros", informou a secretária. 

Para ela, outro ponto muito importante do programa é a oportunidade que as lideranças tiveram. “Muitos profissionais já tinham o conhecimento e a competência para se tornarem líderes no Governo de Minas, mas jamais acharam que poderiam ocupar esses cargos porque não tinham indicações políticas. O Transforma Minas mudou esse cenário, acreditou, desenvolveu e engajou esses agentes públicos, que, hoje, ocupam posições estratégicas no Estado”, disse. 

O presidente da FJP Helger Marra destaca: "Nós colocamos nossas melhores energias no programa porque somos convictos de que este é o melhor investimento que podemos fazer, os benefícios ao estado são enormes". A FJP apoia o Transforma Minas com mentorias e aulas, e compartilha conhecimento técnico tanto com as lideranças do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) quanto do PDL quanto do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Regionais (PDLR).

Apoio

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) é a responsável por gerir o programa, e conta também com apoio técnico e conhecimento especializado da Vamos - entidade formada pela Associação da Fundação Lemann, do Instituto Humanize e da República.org. 

A gerente de impacto na frente de Lideranças no Setor Público da Fundação Lemann, Clarissa Malinverni, reforçou o compromisso da parceria da instituição para o próximo ciclo do Transforma Minas. "Esse primeiro momento foi de muito trabalho e aprendizado e Minas Gerais se destacou, por isso buscamos fazer com que o programa cresça, se aprimore e se fortaleça não só como política de governo, mas como política de Estado".

Já a coordenadora de Implementação de Projetos do Instituto Gesto, que também é parceiro do Transforma Minas, frisou os avanços em aspectos técnicos e metodológicos na construção de um programa que é referência para outros estados brasileiros. "Minas está sendo um exemplo de experiência a se compartilhar com todo o país. Sabemos que o ponto para garantir boas entregas é o servidor, uma boa liderança tem capacidade de engajar", lembrou.

Desenvolvimento e desempenho

Essa frente trabalha competências para que os líderes atuem de forma inovadora e estratégica no Estado, acompanhando o desenvolvimento de cada participante, com apoio da Fundação João Pinheiro (FJP) nas ações formativas. Atualmente, o trabalho inclui 54 profissionais do segundo nível hierárquico do governo que são acompanhados pelo Sistema de Gestão do Desenvolvimento e Desempenho (SGDD).

Além disso, na frente também há 105 agentes públicos que integram o PDLR. A iniciativa é direcionada a gestores locais das áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social do Governo de Minas. 

Acompanhamento

Os participantes do SGDD devem apresentar, ao fim de cada ano, um conjunto de entregas acordado previamente com o Núcleo do Programa Transforma Minas, que também acompanha o desenvolvimento de cada liderança na competência escolhida para ser potencializada. Tal acompanhamento é realizado em encontros de portfólio. Ao todo, foram realizados quatro eventos voltados para análise das ações de desenvolvimento. Nos encontros, a equipe do programa destaca as ações executadas pelo participante, as descobertas e os aprendizados adquiridos, além de novas práticas e desafios identificados ao longo do processo. 

“A melhoria da prestação de serviço tem o grande propósito de chegar ao cidadão. Com serviços melhores temos grandes entregas. Já colhemos frutos desse primeiro ciclo e sabemos que os desafios de cada dia mudam de acordo com o contexto e as demandas da população. Por isso daremos continuidade a esse trabalho que tanto contribui para a administração pública, envolvendo cada vez mais lideranças de gestão estratégica", ressalta a subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag-MG, Kênnya Kreppel. 

Outra importante atividade foram os quatro encontros da Rede de Líderes feitos em parceria com a FJP, com foco nas competências do Transforma Minas, como orientação para resultados, resiliência diante de desafios, engajamento de pessoas, comunicação, entre outras. O resultado é apurado por meio do Sistema de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento (SGDD).

As lideranças regionais, por sua vez, trabalharam três competências distintas, escolhidas pelo grupo de acordo com seus enfrentamentos cotidianos.

O programa

Desde que foi criado, em 2019, o Transforma Minas já selecionou 245 profissionais para cargos de liderança nos órgãos e entidades do Executivo mineiro, dentro da frente Atração e Seleção. A escolha é realizada por mérito e competência, com base em um processo aberto, que permite a participação de agentes de todos os setores, desde servidores públicos até profissionais da iniciativa privada ou do terceiro setor. 

Em 2022, o Transforma Minas lançou sua a última frente: Engajamento de Líderes e Equipes. Ela assegura acompanhamento periódico do trabalho e fomenta os níveis de engajamento dos líderes e de suas equipes no setor público estadual.

 



Últimas