Travel Next Minas movimenta R$ 40 milhões em negócios

Primeira edição do evento reuniu mais de 3.500 profissionais do turismo em BH

Renata Garbocci

Com intensa participação de agentes de viagens e operadoras, a primeira edição da Travel Next Minas movimentou cerca de R$ 40 milhões nas rodadas de negócios. Essa foi a projeção divulgada pelas 300 marcas representadas no evento, que reuniu mais de 3.500 pessoas nos dias 23 e 24/6, em Belo Horizonte, incluindo caravanas organizadas de 17 estados brasileiros.

Os números demonstram a potencialidade do segmento como indutor de desenvolvimento econômico, especialmente para Minas Gerais. Cerca de 63% dos visitantes da Travel Next Minas relataram comercializar atualmente produtos turísticos mineiros. Além disso, o público do evento também destacou “hospitalidade” e “cultura” como as principais palavras que definem o estado.

Isso mostra a relevância do turismo cultural e seu papel estratégico para a estruturação e a expansão das atividades turísticas no estado aliado às outras vertentes do setor. “Minas Gerais, pela primeira vez, lidera o crescimento na atividade turística do país. Aqui o turismo de aventura convive com o ecoturismo, o turismo de negócios e o cultural. Dados da pesquisa de demanda, divulgada no ano passado pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais, apontam que o turismo cultural responde por mais de 40% da atividade turística no estado. Disso advém a importância de se pensar na transversalidade entre a cultura e o turismo, e no papel fundamental da cultura, que é a única capaz de oferecer uma experiência autêntica aos turistas”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

A realização da Travel Next Minas teve o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

A fim de promover os destinos turísticos do estado, a Secult organizou o estande de Minas Gerais, onde foram feitos aproximadamente 740 novos negócios. O espaço contou com participação recorde de empresas, Instâncias de Governança Regionais, municípios e produtores de todas as regiões do estado.

Os visitantes puderam apreciar apresentações culturais e degustar produtos e iguarias da cozinha mineira. Outro destaque do evento foram os cooking shows promovidos pelos chefs Felipe Rameh e Caio Soter.

A Secult ainda promoveu capacitações que ressaltaram Ouro Preto, Tiradentes e a região do Peruaçu enquanto destinos turísticos. A resposta do público foi bastante positiva. Mais de 91% dos participantes expressaram grande satisfação com os treinamentos oferecidos; e 92% dos respondentes consideraram os temas apresentados como muito importantes.

Cerca de 72% dos entrevistados também disseram ter conhecido novos produtos turísticos interessantes de serem comercializados a partir da visita ao estande de Minas Gerais, o que reflete a vantagem do espaço expositivo para a promoção e comercialização dos destinos turísticos mineiros.