Unidades de conservação selecionam voluntários

Atividades desenvolvidas variam conforme o parque estadual. Candidatos devem ficar atentos aos prazos de inscrição

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Os Parques Estaduais do Ibitipoca (Zona da Mata); do Rio Doce (Leste)  e Mata do Limoeiro (Central) estão com seleção aberta para candidatos interessados em se voluntariar para trabalhos específicos em cada unidade de conservação. Ao todo, são 80 vagas, com diferentes datas de inscrição.

Mata do Limoeiro
 
No Parque Estadual Mata do Limoeiro a oportunidade é para 20 voluntários para trabalhar, nos dias 24 e 25 de agosto de 2019, na realização da 5ª Volta da Mata do Limoeiro.

Os voluntários serão capacitados no dia 24 de agosto, no período da manhã, e ajudarão em atividades como apoio à recepção, triagem e orientação de visitantes na portaria e sede do parque; realização de atividades de Educação Ambiental, com foco na orientação dos participantes do evento para uma conduta consciente no interior da unidade de conservação; condução ou acompanhamento de grupos nas salas temáticas do parque.
 
As inscrições podem ser feitas até 15 de agosto. Mais informações sobre o processo seletivo, clique aqui. Também é possível entrar em contato por e-mail - parquemata.limoeiro@meioambiente.mg.gov.br / alex.oliveira@meioambiente.mg.gov.br – ou pelo telefone: (31) 3799-9292.

Ibitipoca

No Parque Estadual do Ibitipoca, são 20 vagas para trabalhos nos meses de agosto e setembro, divididas em quatro turmas. É possível ainda se inscrever apenas para a turma 4, entre 9 e 22 de setembro. Os voluntários desenvolverão atividades de apoio à recepção, triagem e orientação de visitantes; desenvolvimento de atividades de educação ambiental; acompanhamento de grupos de visitação escolar; realização de palestras, oficinas, atividades lúdicas e educativas; dentre outras. As atividades desenvolvidas pelo voluntário serão planejadas pela gerência da unidade de conservação.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição constante do anexo I do edital e enviar junto com o currículo (no máximo duas laudas) para o e-mail peibitipoca@meioambiente.mg.gov.br com o assunto “Inscrição Voluntariado Ibitipoca 2019”. O edital completo pode ser conferido neste link.
 
Rio Doce
 
Já no Parque Estadual do Rio Doce, são 40 vagas disponíveis para atividades voltadas para as temáticas de uso público, comunicação e educação ambiental, pesquisa e monitoramento, a serem desenvolvidas no período de prestação de serviços como acompanhamento a pesquisas científicas; atendimento ao público no acompanhamento em trilhas e orientação a visitantes sobre regulamentos do Parque; desenvolvimento de atividades de educação ambiental, dentre outros.
 
As vagas são para trabalhar entre os meses de agosto e novembro de 2019. As inscrições vão até 27 de novembro. Os interessados devem encaminhar o currículo para o e-mail periodoce@meioambiente.mg.gov.br, incluindo cópias dos documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço) e também o formulário de inscrição disponível no anexo I do edital. 

Para o gerente do PE do Rio Doce, Vinícius de Assis Moreira, o trabalho voluntário se consolida como ferramenta estratégica de aproximação e engajamento da sociedade com as unidades de conservação. “O programa de voluntariado cria oportunidades mútuas de aprendizado e intercâmbio de conhecimentos entre os colaboradores da unidade e voluntários. Nosso parque e a sociedade ganham com a implementação desse programa”, frisa.

Para acessar o edital completo, clique aqui.



Últimas