Unidades do UAI Compartilha vão beneficiar 227 mil pessoas na Zona da Mata

Gestores municipais receberam treinamento da Secretaria de Planejamento e Gestão para a operação dos serviços públicos em três cidades da região

Os municípios de Itajubá e Três Corações, no Sul de Minas, e Leopoldina, na Zona da Mata, estão em fase final de implementação do programa UAI Compartilha. Agora, perto da etapa de conclusão, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) conduziu treinamento para gestores dos três municípios, com o objetivo de repassar a expertise necessária para manutenção das centrais de atendimento, que vão atender quase 230 mil pessoas com o modelo de gestão das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

Na capacitação, os servidores municipais, entre gestores e supervisores de serviços responsáveis pela implementação e pela coordenação das unidades de atendimento integrado, acompanharam o funcionamento e a gestão do modelo padrão de atendimento ao cidadão nas unidades,  como gerenciamento de fila, quadro de atendimento e contratação de pessoal.

O treinamento da última semana, realizado em Belo Horizonte, na UAI Praça Sete, foi ministrado pela equipe da Diretoria Central de Atendimento Presencial, que coordena as UAIs no Governo do Estado. Algumas unidades ainda terão treinamentos com órgãos específicos, considerando-se os serviços prestados em cada localidade.

A Seplag divulgará, em breve, informações sobre a data de inauguração das unidades de Itajubá, Três Corações e Leopoldina.

Acesso a serviços públicos

A ampliação do programa UAI Compartilha é um dos resultados dos esforços do Governo de Minas para garantir o acesso dos cidadãos aos serviços públicos.

Em Itajubá, mais de 97 mil pessoas deverão ser beneficiadas com os diversos serviços que serão oferecidos na unidade, como emissão da carteira de identidade, passaporte, solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, entre outros. Em Três Corações, serão cerca de 80 mil cidadãos e, em Leopoldina, cerca de 50 mil.

Ao todo, 11 municípios assinaram o termo com a Seplag para implementar e gerenciar uma central de atendimento com oferta de serviços públicos. Cada convênio tem vigência de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogado.

UAI Compartilha

O UAI Compartilha é uma iniciativa do Programa Estratégico Minas Atende: Transformação dos Serviços Públicos. Por meio do programa, a Seplag fornece treinamentos e repassa aos municípios as orientações necessárias para implementação e manutenção de uma central de atendimento. A secretaria cuida também da articulação com os órgãos responsáveis pelos serviços para disponibilização de atendimento no local.

Os municípios interessados em implantar uma central de atendimento no mesmo modelo de gestão das UAIs devem realizar o peticionamento eletrônico, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG).

Outras informações estão disponíveis no Portal MG - www.mg.gov.br.