Unimontes orienta sobre protocolo sanitário para o retorno das aulas presenciais

Primeiro semestre começa na segunda-feira (14/3); procedimentos e recomendações buscam garantir a segurança de toda a comunidade acadêmica

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) inicia, na segunda-feira (14/3), o primeiro semestre letivo de 2022, com o retorno das aulas presenciais. O Comitê Gestor - instituído por decisão colegiada pelo Conselho Universitário (Consu) da Unimontes para as situações relacionadas à pandemia de covid-19, estabeleceu os critérios para a volta segura das atividades.

Critérios

Na universidade, serão seguidas as diretrizes do protocolo sanitário de retorno às atividades elaborado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) e, subsidiariamente, aquele implantado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG).

Estas normativas foram elaboradas pelo CEPEx e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), considerando pontos como a queda do nível de transmissão da covid-19; aumento da cobertura vacinal; cobertura de imunização na faixa etária da população mais jovem; dentre outros descritos no protocolo estadual.

Arquivo / Unimontes

Na prática

Além da necessidade do uso de máscaras cobrindo boca e nariz, todos os prédios contarão com os suportes com álcool em gel 70% para a higienização permanente. Fica mantida a recomendação de se evitar as aglomerações, abertura de portas e janelas dos ambientes e lavar as mãos com sabão constantemente.

Quanto ao uso do Restaurante Universitário, a utilização das mesas estará restrita a quatro pessoas.

“Reforçamos a toda a comunidade acadêmica a necessidade de seguir todos os procedimentos educativos e de segurança a respeito do retorno presencial seguro”, pontua o professor Marcos Antonio Ferreira, presidente do Comitê Gestor.

Casos especiais

Caso algum estudante apresente sintomas gripais ou mesmo resultado positivo em diagnóstico para covid-19, a recomendação é para não comparecer aos espaços de aula e se comunicar com a coordenação do curso por e-mail. Para estes casos, fica resguardado o tratamento para a continuidade das atividades acadêmicas em regime especial.