Unimontes promove aula inaugural do mestrado em Desenvolvimento Econômico

Secretária Luísa Barreto abriu os trabalhos com destaque para o papel do planejamento público na gestão

  • ícone de compartilhamento

Seplag / Divulgação

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Luísa Barreto, ministrou, nesta semana, a aula inaugural da nova turma do mestrado em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Estudantes da pós-graduação e a representante da Seplag-MG conversaram sobre o papel do planejamento público no processo de desenvolvimento econômico e social.  

No curso, os alunos são preparados para atuar tanto na gestão pública, quanto no setor privado, no ensino superior, em organizações não governamentais, no sistema financeiro, entre outras áreas do mercado de trabalho.  

A secretária ressaltou o papel da Unimontes como uma universidade de referência nacional fundamental para o desenvolvimento econômico da região Norte de Minas Gerais. "Para conseguirmos avanços na gestão precisamos pensar no bem público e administrar os recursos com inteligência", disse na abertura das atividades do mestrado.  

Luísa Barreto observou, ainda, que a política fiscal não é a única receita para uma gestão eficiente. "Outros pontos essenciais para alcançarmos a eficácia na administração são ouvir as pessoas e entender suas necessidades, de forma programada e planejada", completou.  

Desenvolvimento regional 

A aula inaugural teve o objetivo de acolher os novos estudantes e integrar a comunidade acadêmica ao mercado de trabalho e ao Estado, como detalhou a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial, professora Luciana Maria Costa Cordeiro. Também participaram do evento o reitor da universidade, Wagner de Paulo Santiago, e o vice-reitor, Dalton Caldeira Rocha.  

"Reafirmamos o papel da nossa universidade de atuar como um braço forte do Governo do Estado no Norte de Minas e nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, cuidando das pessoas e promovendo o desenvolvimento dessas regiões”, reforçou o reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago, que também integra a equipe de professores do mestrado.



Últimas