Vestibular da Unimontes será no próximo domingo com recorde de inscrições

Cerca de 25 mil inscritos farão provas no campus-sede em Montes Claros

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está nos preparativos finais para a realização do Vestibular Próprio no próximo domingo (10/12). Com um total de 39.168 inscrições para preenchimento de 2.734 vagas em 68 cursos (divididos em dois grupos) para o ano de 2024. Trata-se do processo seletivo com maior número de inscritos na história da Universidade, que completou 61 anos de existência em maio de 2023.

O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Wagner de Paulo Santiago destacou o resultado surpreendente. “Esse é o maior vestibular da história da Unimontes. Foram ao todo 53.633 mil inscritos e destes, 39.168 completaram a inscrição e tiveram a inscrição deferida no processo seletivo. Isso se deve a muito trabalho e dedicação de toda a equipe da Universidade. Teremos um processo justo e transparente que vai realizar o sonho de milhares de pessoas em ingressar na Unimontes”.

Os trabalhos de elaboração das provas são desenvolvidos pela Comissão Técnica para a Organização e Acompanhamento dos Processos Seletivos no âmbito da Unimontes (Coteps).

A presidente da Coteps, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães lembrou que o motivo para a volta do Vestibular Próprio da Unimontes foi uma escolha da comunidade.

“Foi realizada uma escuta acadêmica com participação de todos os departamentos, professores, e acadêmicos sobre a volta do vestibular e também do Programa de Avaliação Seriada de Acesso ao Ensino Superior (PAES), com obtenção de mais de 90% de aceitação de retorno para os dois processos. Além disso, temos recebido manifestações favoráveis também da comunidade externa. Isso aumenta nossa responsabilidade na realização do vestibular”, ressalta a professora.

Os candidatos ao vestibular  da Unimontes estão divididos em dois grupos, concorrendo às vagas para as entradas na instituição nos dois semestres de 2024. Pelo sistema adotado, o mesmo candidato poderá concorrer a vagas em dois cursos diferentes no mesmo processo seletivo, para entradas em semestres diferentes. Também foi aberta a possibilidade para um mesmo candidato disputar vagas no mesmo curso, mas de turmas diferentes, com entradas na universidade no primeiro e no segundo semestres de 2024.

Foram recebidas 20.103 inscrições para o Grupo I, cujos candidatos vão realizar as provas no dia 10/12 pela manhã (8 às 12 horas), e foram registradas 19.065 inscrições para os cursos do Grupo II, que realizarão os testes também no dia 10/12, no período da tarde (15 às 19 horas),

Os inscritos no vestibular próprio da Unimontes vão realizar as provas em Montes Claros e nas demais cidades onde a instituição possui unidades: Almenara, Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí.

A segurança também será um diferencial no processo, como explica a presidente da Coteps. “O processo de elaboração e impressão das provas foi realizado com todo cuidado para não ter interferência de outras pessoas, por uma equipe restrita. No dia do vestibular, será colhida a digital do candidato e posterior à matrícula deste acadêmico, será feita uma outra coleta para conferência. Além da segurança dos campi e apoio das polícias militar e civil em todos os prédios e localidades onde serão aplicadas as provas”.

De acordo com o edital, 80% das vagas dos cursos da instituição serão oferecidas no seu vestibular próprio e 20% serão preenchidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Seleção Unificada-Sisu/MEC.

A Unimontes mantém o sistema de reserva de vagas (50% do total). Além de contemplar egressos de escolas públicas, indígenas e negros (de baixa renda) e de portadores de deficiência, a Universidade destinará um percentual de vagas para integrantes de comunidades quilombolas (de baixa renda).

Lembrete aos candidatos

Os portões de todos os prédios em que ocorrerão a aplicação das provas, serão abertos às 7h da manhã para os candidatos que farão provas do Grupo I e às 14h para os candidatos que farão provas do Grupo II.

Os portões dos prédios onde acontecerão as provas, fecharão pontualmente às 8h pela manhã para o Grupo I e às 15h, pontualmente, para o Grupo II. Recomenda-se que o candidato esteja presente no local das provas 30 minutos antes do horário marcado, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

Para acesso ao prédio e às salas em que serão realizadas as provas, o candidato deverá apresentar o Documento Oficial de Identificação físico, original, com foto e em perfeitas condições (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passaporte, Carteira de Reservista (com foto), Carteira de Órgão ou Conselho de Classe – CRA, CREA, CRC, CORECON, COREN, etc. – Carteira de Motorista).

Informações e consulta de inscrições neste site.

Obras indicadas

Os candidatos inscritos para o preenchimento de vagas em todos os cursos de graduação deverão fazer a leitura das obras literárias indicadas para o processo seletivo, relacionadas com a temática “sertão”. Os livros indicados para o processo Seletivo 01/2024 são: “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa; “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; e “Hora da Estrela”, de Clarice Lispector.

A redação deverá ser escrita com caneta esferográfica – tinta azul ou preta. A prova escrita a lápis será anulada e a nota será zero.

A Coteps divulgará o Gabarito Oficial das Provas de Múltipla Escolha até 24 horas após o seu encerramento, através do site www.coteps.unimontes.br.