Vice-governador cumpre agendas de trabalho em Conselheiro Lafaiete e Itabirito

Na pauta, encontros com lideranças e a inauguração de uma nova unidade de ensino

O vice-governador, Professor Mateus, cumpriu agendas de trabalho nas cidades de Conselheiro Lafaiete e Itabirito, no Campo das Vertentes e região Central, nesta terça-feira (25/7). Dentre os compromissos, ele se reuniu com lideranças políticas, vereadores e prefeitos das cidades para entender as demandas dos municípios e apresentar os trabalhos realizados pelo Governo de Minas.

Em Conselheiro Lafaiete, Professor Mateus se reuniu com prefeitos que fazem parte do Consórcio Público Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos (Ecotres), constituído pelos municípios de Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco, e que realizam o tratamento de resíduos sólidos na região. Durante o encontro, a estrutura da gestão do consórcio foi apresentada para o vice-governador.

Professor Mateus parabenizou as ações do consórcio e ressaltou que o Governo de Minas continuará trabalhando para melhorar o desenvolvimento do estado. “Fica registrado meu reconhecimento pelo que a Ecotres já alcançou e nosso compromisso de ajudar a resolver as questões relacionadas ao consórcio, buscando alternativas e construindo também soluções regionais para que possamos proporcionar uma vida melhor para as pessoas. Temos o compromisso e vamos seguir com as obras e os projetos de desenvolvimento do estado”, disse.

Ainda no encontro com os prefeitos, Professor Mateus falou sobre a região, que tem um grande potencial de crescimento. “Essa região que está próxima de BH, tem ainda muito a ser explorada em todas as áreas possíveis. Por exemplo, na questão industrial, na busca de novos investimentos, modernização, mudança da lógica produtiva. E é papel do governo incentivar e não atrapalhar isso. E tenham certeza que é o que estamos fazendo. Por isso é importante vir à região para entender as demandas e continuar avançando na qualidade de vida do cidadão mineiro”, afirmou.

Nova escola

Ainda em Conselheiro Lafaiete, ao lado do prefeito Mário Marcus Leão, Professor Mateus participou da cerimônia de inauguração do novo prédio da Escola Municipal Meridional, localizada no bairro Morro da Mina. A unidade de ensino é considerada uma das mais tradicionais do município.

A construção de um novo prédio para abrigar a escola se fez necessária após uma avaliação técnica feita em 2020 pela mineradora Vale, que apontou risco em uma pilha de estéril da própria mineradora proveniente de uma mina de manganês, localizada aos fundos da instituição de ensino. Na ocasião, as aulas no antigo prédio da escola foram suspensas e precisaram ser realocadas.

O novo prédio foi erguido com investimento exclusivo da Vale, chegando a R$ 87 milhões. A nova estrutura conta com um terreno de 17 mil metros quadrados, ampliando o número de vagas de 650 para 940 alunos, com turmas que vão do berçário ao 9º ano, nos turnos da manhã e da tarde.

As crianças terão parquinho, refeitório, biblioteca com computadores, laboratórios e um ginásio coberto para prática de esportes e eventos culturais. O vice-governador elogiou a parceria entre prefeitura e empresa que culminou na nova unidade de ensino, com estrutura exemplar.

“Diante de uma situação de dificuldade como neste caso foi uma escola em situação de risco geológico, existem duas soluções: brigar por anos na Justiça ou achar uma solução com serenidade, que é o que foi feito aqui. É uma satisfação saber que Minas conta com prefeitos que tenham essa capacidade de articulação e que constroem soluções como a que tivemos aqui, articulado com a comunidade e com a empresa. Uma escola com uma qualidade construtiva que não me lembro de ter visto e que significa para a cidade um equipamento de educação, cultura, esporte e lazer que vai atender a cidade como um todo. Desejo que nossa parte enquanto governo esteja sendo feita e que a população possa colher o que estão cultivando”, finalizou.

Diálogo

Na sequência, o vice-governador foi a Itabirito, onde se reuniu com o prefeito Orlando Amorim Caldeira e seu secretariado. No encontro, o gestor municipal apresentou as demandas de infraestrutura da cidade, que pleiteia um novo acesso viário passando pela cidade de Ouro Preto, que ajudaria a melhorar o escoamento produtivo da região.

Vale ressaltar que a cidade está incluída no programa Provias para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, que prevê 22 empreendimentos, sendo 167 quilômetros de recuperação funcional e 161 quilômetros de pavimentação com investimento de R$ 394,2 milhões. Dessas 22 obras, três empreendimentos vão impactar diretamente quem passa pela região.