Vice-governador recebe demandas de saúde e infraestrutura no Noroeste de Minas

Desafios da assistência hospitalar norteiam aproximação com gestões municipais

Marco Evangelista / Imprensa MG

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, esteve com prefeitos, vereadores, deputados estaduais e lideranças empresariais da região Noroeste do estado nesta segunda e terça-feira (27 e 28/2).

Durante sua passagem pelas cidades de Unaí, Paracatu e João Pinheiro, Professor Mateus estreitou laços com as administrações municipais e obteve panorama das principais necessidades locais, em especial nas dificuldades de assistência hospitalar e na infraestrutura rodoviária.

Na segunda-feira (27/2), Professor Mateus ouviu os principais problemas de atendimento à saúde da população por parte dos prefeitos da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (Amnor) - entidade que integra cerca de 20 prefeituras da região.

“O Noroeste mineiro tem uma característica similar à região Norte, com o fato de as cidades serem distantes umas das outras. Muitas vezes, é difícil deslocar o paciente por 100, 150 quilômetros”, analisou o vice-governador, ao pontuar a dificuldade de habilitação de mais leitos na região, diante dos parâmetros de densidade populacional.

Ele destacou a importância de reforçar a atenção primária para aliviar a lotação dos hospitais de referência, e o anseio pela disponibilidade do Hospital Regional de Unaí, que teve convênio de construção assinado ano passado pelo governador Romeu Zema, projeto ao qual o Governo de Minas já disponibilizou R$ 40 milhões para o início das obras.

Outro desafio apresentado regularmente a Professor Mateus foi a condição das estradas. Além de dificultar o transporte de pacientes, também compromete o escoamento da produção agropecuária da região. O vice-governador reconheceu a necessidade de melhorias e ampliação da malha rodoviária, mencionou as medidas do Provias, programa de recuperação e pavimentação das estradas mineiras. Na região, há quatro empreendimentos dentro dessa política, englobando R$ 68,9 milhões para a recuperação de 149 quilômetros das estradas e a pavimentação de 68 quilômetros na LMG-680.

Marco Evangelista / Imprensa MG

Aluna nota mil

Durante o encontro com vereadores e o prefeito de João Pinheiro, nesta terça-feira (28/2), Professor Mateus também se encontrou com a estudante Júlia Pinheiro Oliveira Couto, de 18 anos. Após estudar durante o ensino médio na Escola Estadual Quintino Vargas, ela foi uma das 19 pessoas que conseguiram atingir a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Eu sempre gostei de estudar e tive esse pensamento de levar o melhor para mim, para a minha família, os meus irmãos”, conta Júlia, que fez 1.000 pontos na redação do Enem e espera fazer o curso de graduação em Medicina.

O vice-governador parabenizou Júlia pelo seu desempenho e comprometimento com os estudos. “O estudo precisa voltar a ser valorizado porque tem uma capacidade de transformação na vida das pessoas que às vezes não percebe tanto. E, casos como o seu, de alguma forma mostram que as coisas são fruto de esforço”, enfatizou Professor Mateus.