Agricultores familiares do Vale do Rio Doce aumentam vendas com comércio on-line

Faz aproximadamente um ano que um grupo de agricultores familiares de Cantagalo, no Vale do Rio Doce, por causa da pandemia, foi obrigado a encarar a suspensão da feira livre da cidade, onde vendiam seus produtos. Além de perderem este importante ponto de comercialização, as escolas também foram fechadas. Sem aulas presenciais, quem vendia itens de alimentação para a merenda escolar também ficou prejudicado.

Foi preciso criar soluções rápidas para manter a renda dos agricultores e, ao mesmo tempo, garantir a oferta de alimentos para a população do município. “A renda das famílias já começava a diminuir devido ao bloqueio dos canais cotidianos de comercialização. Por isso, tomando todos os cuidados necessários, visitei cada uma das propriedades para avaliar como solucionar o problema”, lembra a técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) do município, Odilma Martins Costa e Silva.

A solução foi utilizar ferramentas digitais para a comercialização. Todos os envolvidos no processo precisaram se adaptar à nova realidade. “Os agricultores mais velhos sentiam dificuldade com a tecnologia. Porém, todas as famílias têm jovens que lidam muito bem com ela. Com esses dados nas mãos, surgiu a ideia de criar uma Feira Livre Virtual em um grupo do WhatsApp”, relata a técnica.

Em pouco tempo, todos os integrantes da Associação dos Feirantes de Cantagalo já estavam participando do grupo, que tem cerca de 80 clientes e é administrado pela Emater-MG. No espaço são postadas fotos das propriedades e dos produtos, preços e o número de contato do agricultor. São vendidas hortaliças, frutas, quitandas, pimenta e corantes.

Não demorou muito para as vendas on-line decolarem. As entregas começaram a ser feitas aos sábados, com apoio da prefeitura. Mas, com o aumento da procura, elas passaram a ser realizadas também em outros dias da semana. Atualmente a Feira Livre Virtual de Cantagalo conta com 12 agricultores e cinco artesãos.

Aumento das vendas

Odilma Martins diz que as vendas atuais dos agricultores superam o volume de quando existia apenas a feira presencial. Alguns recebem encomendas de clientes de outros municípios. Um exemplo é a Geralda Pereira Dias. Ela conta com a ajuda da nora, principalmente no transporte das encomendas, e teve um aumento de cerca de 100% nas vendas. “Essa experiência de feira on-line para mim foi muito boa. A gente vende hortaliças, mandioca, limão. Os pedidos e a freguesia só vão aumentando”, diz.

Clique aqui para acessar a página da Associação dos Feirantes de Cantagalo no Facebook.