Arsae-MG avalia serviços de água e esgoto de 181 municípios em 2022

  • ícone de compartilhamento

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) avaliou, ao longo do ano de 2022, os serviços prestados pela Copasa e pela Copanor em 181 municípios mineiros. A ação é resultado do Projeto Mais Água & Esgoto, que tem como sua finalidade fazer a Agência ampliar sua capacidade de abrangência e atuação.

"O projeto consiste na análise e monitoramento das informações operacionais. O pilar dessa iniciativa pioneira é a avaliação remota por meio de informações que os prestadores de serviços regulados enviam periodicamente para a Arsae-MG, de acordo com resoluções normativas da Agência. Ao final da análise é encaminhado ao Prestador um Relatório Técnico", ressalta a gerente de Informações Operacionais da agência, Luciane Linces.

Nos sistemas de abastecimento de água foram verificados os volumes de água produzidos e perdidos na distribuição, os índices de atendimento, a ocorrência de paralisações, a qualidade da água e o cumprimento de prazos para atender a solicitações de usuários. Já nos sistemas de esgotamento sanitário foram averiguados os percentuais de atendimento com coleta, a ocorrência de extravasamentos de esgoto na rede coletora e a abrangência e eficiência do tratamento de esgoto. Como referência, foram utilizadas resoluções da Arsae-MG e parâmetros técnicos.