Camadas da IDE permitem a visualização da evolução das áreas naturais e modificadas em Minas

  • ícone de compartilhamento

Nova camada publicada na Plataforma de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídrico (IDE-Sisema) permite a visualização de áreas naturais e uso antropizado a partir da série histórica do projeto MapBiomas. A partir destas camadas, será possível verificar na plataforma o comportamento do uso antrópico ao longo período histórico. Os dados de Uso e Cobertura da Terra, produzidos pelo projeto MapBiomas, são o mais recente avanço na disponibilização de dados na Plataforma IDE-Sisema.

A série histórica disponibilizada na IDE corresponde ao período de 1985 a 2021. As áreas naturais englobam Formação Florestal, Formação Savânica, Campo Alagado e Área Pantanosa, Formação Campestre, Afloramento Rochoso, Outras Formações não Florestais, Rios, Lagos e Areal. Além disso, há uma categoria não definida (outras áreas não vegetadas) que representa menos de 0,5% da área total do estado.

Já as áreas antropizadas correspondem à pastagem, soja, cana, arroz, algodão. Além disso, registra outras lavouras temporárias como de Café, Citrus, Outras Lavouras Perenes, Silvicultura, Mosaicos de Usos, Área Urbanizada e Mineração.

Além disso, com a nova forma de visualização dos dados, será possível realizar outras análises espaciais na plataforma. Conforme o subsecretário de Gestão Ambiental da Semad, Rodrigo Franco, “os dados podem ser usados de forma estratégica para visualização do tipo de cobertura e série histórica, juntamente a outras camadas de informação disponibilizadas na IDE Sisema".

Acesse aqui o IDE-Sisema