Campanha do Governo previne a violência contra as mulheres durante pandemia

  • ícone de compartilhamento

Diante de queixas de violência doméstica durante o período de quarentena imposto pelo coronavírus (Covid-19), Minas Gerais lança a campanha Distanciamento Social sem Violência Doméstica. O objetivo é prevenir casos de agressões contra as mulheres em todo o estado.

A ação é amparada em dados reais. Só durante a escalada da pandemia, de 23 de março a 6 de abril, o Centro Risoleta Neves de Atendimento à Mulher (Cerna), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), atendeu 123 mulheres em situação de violência.

Estratégias

A nova campanha, coordenada pela Sedese por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, prevê a divulgação dos contatos de órgãos do Estado que atuam na prevenção e no combate de crimes dessa natureza. Jailane Matos, coordenadora de Política para as Mulheres da subsecretaria, detalha os canais que podem ser acionados durante a campanha em caso de violência contra a mulher: Polícia Militar, por meio do 190; O Disque-denúncias, por meio do 180; e o Cerna, nos telefones (31) 3270-3235/3270-3296,  que oferece apoio e atendimento psicossocial a mulheres em situação de violência.

Vale ressaltar que além das vítimas de violência doméstica,  também a rede em torno dessa mulher, ou seja, vizinhos, familiares, amigos ou pessoas que presenciem qualquer ato de violência podem denunciar.

A campanha foi lançada no ambiente virtual na quinta-feira (23/4), durante o I Encontro Estadual dos Centros de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, e  representa uma das estratégias de atendimento às vítimas de violência doméstica e intra-familiar.

I Encontro Estadual

O I Encontro  Estadual dos Centros de Referência de Atendimento às Mulheres reuniu 20 municípios mineiros e mais de 40 gestores da política de atendimento às mulheres em situação de violência. Foram discutidas as estratégias de atendimento e referenciamento para mulheres assistidas pelos equipamentos da rede de proteção.

A coordenadora do Cerna, Claudia Natividade, falou sobre as novas formas de abordagem e condução do atendimento psicossocial por meio das tecnologias de informação e comunicação durante o período de distanciamento social. Informações para garantir o sigilo, a confiabilidade da ferramenta adotada e o recebimento de novos casos foram repassadas.

O encontro também teve como objetivo estimular a adesão dos equipamentos de atendimento às mulheres em situação de violência ao Sima-Mulher, o Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação em Direitos Humanos do Projeto Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos (SER-DH), também da Sedese.

Ao reunir dados em tempo real, o Sima permite subsidiar a construção de políticas públicas que levam em consideração as especificidades de cada público e região. O sistema também gera dados, infográficos e  o mapeamento da violência ocorrida devido ao isolamento imposto pela Covid-19.

Também o projeto “Cuidando de quem cuida”, que leva aulas regulares de yoga para as técnicas que atuam no enfrentamento à violência contra as mulheres, foi apresentado. O cadastro é feito pelo e-mail jailane.matos@social.mg.gov.br e as aulas semanais podem ser acessadas na plataforma Zoom.

Sima-Mulher

O encontro contou com a participação da delegada especializada de atendimento à mulher, Isabella Franca, da promotora Patrícia Habkouk (Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica) e da defensora pública Renata Botelho, do Núcleo de Defesa da Mulher.

Os próximos eventos com representantes dos Centros de Referência de Atendimento às Mulheres estão agendados para os dias  7, 14 e 21 de maio com a finalidade de capacitar gestores na metodologia de atendimento e no uso do Sima-Mulher.