CBMMG realiza treinamentos constantes para suporte no período chuvoso

CBMMG / Divulgação (Clique na imagem para abrir a galeria de fotos)

Militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) participaram, nesta quinta-feira (19/11), no Triângulo Mineiro, de um treinamento para resgate em enchentes e inundações. A capacitação realizada no rio Uberabinha, em Uberlândia, foi uma sequência das ações em andamento na região e no estado, como parte do Plano de Preparação e Resposta ao Período Chuvoso 2020/2021.

Uma das técnicas mais utilizadas pelos bombeiros em desabamentos é a de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec), treinamento prático que foi realizado na quarta-feira (18/11), numa obra em demolição na cidade de Uberaba. Na oportunidade, eles também receberam instruções de salvamento em escombros, no centro de treinamentos, no bairro Univerdecidade.

Plano

Saber o que fazer e como se comportar mediante a situações de risco pode poupar a vida de muitas pessoas durante as tempestades, enchentes, inundações e outras adversidades da temporada das chuvas.

Seguindo diretrizes do governo estadual, o CBMMG investe nas áreas de capacitação para militares e, em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), também realiza treinamentos voltados para a população ribeirinha e de áreas de risco.

A preparação para o período chuvoso 2020/2020 teve início em outubro, com atividades em várias regiões do estado. O treinamento foi desenvolvido pelo Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) e pela Companhia de Busca e Salvamento (CBS). O objetivo é consolidar bases do serviço especializado para minimizar os danos, além de reduzir o tempo resposta e potencializar os salvamentos em ocorrências relacionadas.

A instrução ocorre em locais cujo cenário simula a realidade de uma catástrofe, preparando os militares para enfrentar todos os tipos de dificuldades, com orientações e treinamentos que vão desde a devida organização de materiais nas viaturas a ações como retirada de vítima, utilização de botes, amarrações de cordas para remoção da vítima. Outras ações como descida de rio e saco de arremesso, instrução de escoramento, instrução de rompimento, entre outras técnicas e procedimentos que garantem a efetividade e a segurança da operação também são ensinamentos que podem ser determinantes no ato do salvamento.