Centro de Tratamento de Queimados do Hospital João XXIII promove blitz educativa no Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras

  • ícone de compartilhamento

Com o objetivo de alertar a população para a importância da prevenção de acidentes que envolvem queimaduras, profissionais do Centro de Tratamento de Queimados Ivo Pitanguy do Hospital João XXIII (CTQ/HJXXIII) e da Sociedade Brasileira de Queimadura se unem para realizar uma blitz educativa em frente ao prédio do HJXXIII na próxima terça-feira (6/6), Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, das 8h30 às 10h. 

A ação contará ainda com a participação de pessoas que foram atendidas no CTQ e que estarão disponíveis, junto com os especialistas, para conversarem com a imprensa sobre o assunto. Entre os pacientes, destaca-se a jovem Maria Luiza Fortes que, após ter mais de 20% do corpo atingido pelo fogo, buscou superar as cicatrizes físicas e emocionais por meio do incentivo àqueles que, como ela, vivenciaram esse tipo de acidente. Seu perfil no Instagram conta com mais de 20 mil seguidores.  

Embora evitáveis com a adoção de atitudes e cuidados simples que deveriam fazer parte da rotina de todos, os acidentes que geram queimaduras levam, todos os anos, em média 1.900 pessoas à emergência do Hospital João XXIII. Nos últimos sete anos, mais de 14 mil pessoas deram entrada no HPS por motivos relacionados à queimadura. 

O CTQ é o único em Minas com leitos e equipe destinados exclusivamente ao tratamento de queimados de alta complexidade e a longo prazo. A unidade conta com 35 leitos, sendo 24 de enfermarias, nove de UTI’s adultos e dois de UTI’s pediátricas. Somente no ano passado, 412 pacientes foram atendidos no CTQ, dos quais 30 em razão de queimaduras elétricas, tema da campanha Junho Laranja de 2023.

Desde o início deste ano, o CTQ atua como principal referência para a ampliação da rede estadual de atenção ao queimado, conduzida pela Coordenação Estadual de Atenção às Urgências e Emergências da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG)

Serviço

Blitz para a prevenção de acidentes com queimaduras

Data: 6/6/2023

Horário: 8h30 às 10h

Local: Em frente ao Hospital João XXIII – Avenida Professor Alfredo Balena, 400 – Santa Efigênia – Belo Horizonte

Informações para a imprensa: (31) 3915-9332/ 8490 - acs.jornalismo@fhemig.mg.gov.br