Copasa anuncia mobilização social no bairro Frutal para comunicar obra de novo poço na região 

  • ícone de compartilhamento

Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) iniciará,  no sábado (11/2), as visitas aos moradores do bairro Frutal II, no município de Frutal. A equipe socioambiental, em parceria com os leituristas, baterão de porta em porta nos 274 imóveis do bairro, nos quais vivem aproximadamente 1.100 pessoas, com o objetivo de informar sobre o início das obras - programadas para iniciar após o Carnaval – para perfuração de um novo poço na região. Os trabalhos ocorrerão das 8h às 12h.    

Os empregados estarão devidamente uniformizados e em posse de seus crachás de identificação. Na oportunidade, uma mala direta com informações sobre as intervenções e canais de relacionamento oficiais da Companhia também será deixada com os clientes. Para garantir que todos sejam visitados, nos casos em que os moradores não forem encontrados em suas casas na primeira tentativa de contato, uma nova visita será feita à tarde. Se ainda assim os clientes não estiverem presentes, as equipes retornarão no domingo (12/2).    

A gerente regional da Copasa em Frutal, Elenice Louback, pediu o apoio da população. “Nós pedimos aos moradores do Frutal II que ouçam com atenção o que nossas equipes têm a dizer. Os empregados não precisam adentrar as residências, eles somente irão explicar como a obra transcorrerá. E também é uma oportunidade para tirar quaisquer dúvidas relacionadas ao serviço”, ressaltou.   

O integrante da equipe socioambiental, Mário Piazza, tranquilizou os frutalenses quanto a segurança. “Trabalhamos identificados, mas se no momento em que tocarmos a campainha o morador ficar desconfiado, pode entrar em contato com a agência, no número (34) 3421-0700, que será disponibilizado apenas durante essa mobilização, para tratar exclusivamente das dúvidas relacionadas às visitas”, concluiu.  

Sobre a obra  

Com a finalidade de aumentar a oferta de água em Frutal e garantir a continuidade do abastecimento em períodos de estiagem, a Copasa licitou, em 3 de janeiro deste ano, a perfuração de um novo poço profundo na cidade. As obras terão início na segunda quinzena de fevereiro, no bairro Frutal II, e a previsão é que durem cerca de seis meses, beneficiando aproximadamente 70 mil habitantes. Os equipamentos escavarão uma profundidade total de 1.200 metros, e dadas as características do solo, o serviço demanda dedicação ininterrupta durante seis meses.  

Somente a perfuração está avaliada em R$ 6.860.677,72. Estima-se que, com a implantação de uma nova adutora, torres de resfriamento, elevatórias e reservatórios necessários ao seu funcionamento, os custos totais possam chegar a R$12 milhões.  

A expectativa é que o poço represente um acréscimo de 80% na produção de água no município. O foco é utilizá-lo em períodos de estiagem. Os testes de vazão deverão ocorrer ainda em agosto deste ano, mas a previsão é que a nova unidade só entre em operação no segundo semestre de 2024.