Copasa reafirma compromisso com causas sociais em Frutal

Copasa / Divulgação

Reafirmando seu papel de empresa cidadã e visando ao estreitamento de laços com a comunidade, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) entregou nesta terça-feira (14/3) ao Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) de Frutal, no Triângulo Mineiro, uma placa do “Confia em 6%”, programa institucional da Copasa que incentiva os empregados a destinarem parte de seu imposto de renda para as instituições filantrópicas.

A entrega ocorreu durante a cerimônia promovida pelo CMDCA, no Salão do Júri do Fórum Municipal, que teve o intuito de explicar aos comerciantes e autoridades presentes como funciona o processo de destinação do imposto para entidades de apoio social e de que maneira o aporte pode transformar as vidas do público assistido, bem como de suas famílias.

O presidente do CMDCA de Frutal, Dhouglas Araújo Soares, falou da importância das destinações. “As contribuições das empresas, pessoas físicas e jurídicas, ajudam nos trabalhos que as entidades filantrópicas de Frutal vêm desenvolvendo com excelência. As instituições possuem necessidades e contam com diretorias e voluntários mobilizados na busca da melhoria constante dos serviços prestados. Com certeza as destinações dos impostos de renda para o CMDCA de Frutal contribuem imensamente para que as instituições possam estar melhorando o atendimento às crianças e adolescentes de nossa cidade”, disse.

Na ocasião, a gerente regional da Copasa, Elenice Louback, falou sobre a campanha. “A Copasa é dividida em unidades de negócio. Frutal pertence à Unidade de Negócio Oeste (Unoe), que abarca 58 municípios no Pontal, Alto Paranaíba e Noroeste do estado. Nossa última arrecadação, no âmbito da Unoe, feita em 2022, foi de mais de R$ 35 mil. Desta vez, para Frutal, foram repassados mais de R$ 11 mil”, explicou.

Até hoje, somente para a “terra do abacaxi” foram repassados R$ 150.696,95. Já a nível estadual, mais de 100 instituições filantrópicas em Minas Gerais já receberam a verba, que totalizou mais de R$ 9,7 milhões até o momento. Estima-se que cerca de 30 mil crianças e adolescentes foram contemplados com os benefícios do repasse da verba.

O programa Confia em 6% foi instituído na Copasa em 2005. Em Frutal, as destinações ocorrem desde 2011. E em 2015 o programa se expandiu para todas as unidades da Copasa no Estado. Anualmente, os empregados se preparam para fazer a destinação do valor ao Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (FIA), gerido pelo CMDCA, entre os meses de outubro e novembro.

Sobre os CMDCA

Os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) são órgãos paritários, que recebem apoio do Executivo municipal e da sociedade civil, registram entidades que atuam com o referido público e atestam se seus projetos atendem aos requisitos exigidos por lei para receberem a verba.