Debate sobre Plano de Saneamento Básico chega ao Território Rio Paranaíba

  • ícone de compartilhamento

Mais uma etapa de participação popular na elaboração do Plano Estadual de Saneamento Básico de Minas Gerais está prevista para os dias 10 e 11/8: o Território do Saneamento Rio Paranaíba, que abrange 46 municípios. A população está convidada a participar e contribuir com o diagnóstico preliminar dos serviços de saneamento básico.

No primeiro dia serão discutidos os temas de abastecimento e esgotamento sanitário e no segundo dia serão abordados os serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos e drenagem de águas pluviais.

No segundo dia da pré-conferência também serão eleitos oito delegados, representantes da sociedade civil, poder público, prestadores de serviços e reguladores pertencentes ao Território do Saneamento Rio Paranaíba.

Os delegados acompanharão as próximas etapas de elaboração do Pesb-MG e votarão a hierarquização das prioridades das ações a serem apresentadas na etapa final do trabalho, a Conferência Estadual “Unindo Minas pelo Saneamento”.

Os candidatos a delegados do Território do Saneamento Rio São Francisco Médio Baixo poderão se inscrever até às 11h30 do dia 11/8/2021 neste link.

O evento é aberto e a expectativa é que reúna diversos atores sociais que poderão contribuir com o Plano, enriquecendo e complementando as análises apresentadas e identificando soluções compartilhadas para os problemas, fragilidades e potencialidades. Clique aqui para realizar a inscrição.

Rio São Francisco

A terceira Pré-Conferência Regional do Plano Estadual de Saneamento Básico de Minas Gerais (Pesb-MG), realizada 3 e 4/8, apresentou os dados preliminares do saneamento básico no Território do Saneamento Rio São Francisco Médio Baixo, que engloba 97 municípios localizados na região Norte. O evento contou com a participação de representantes de diversas instituições de interesse e atuação no saneamento.

Os participantes do evento discutiram os principais problemas enfrentados em relação à prestação dos serviços de saneamento básico no Território e apontaram possíveis soluções. Além disso, foram eleitos sete delegados, representantes da sociedade civil, prestadores de serviços e poder público para representar o Território na Conferência Estadual “Unindo Minas pelo Saneamento”.

As pré-conferências são promovidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em parceria com outros órgãos do Governo de Minas que integram o Grupo de Trabalho Intergovernamental (GTI-Pesb): Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), Fundação João Pinheiro (FJP), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).

A agenda lista sete pré-conferências, das quais três foram realizadas: a do Território Alto Médio Rio São Francisco, teve como polo o município de Belo Horizonte; a referente ao Território Rio Jequitinhonha, que teve Almenara como referência e a terceira, referente ao Território São Francisco Médio Baixo, com Montes Claros como cidade polo.

Tais eventos estão previstos na elaboração do Pesb-MG, em execução pela Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape), empresa vencedora da licitação, sob coordenação da Semad.

A programação do evento destaca trabalhos em grupos nos quais a população é convidada a discutir o diagnóstico e prognóstico dos quatro eixos do saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana.